A Volkswagen revelou nos Estados Unidos e na Europa a nova geração do Tiguan Allspace, esta versão é a configuração do Tiguan vendida no Brasil, em comparação com a versão normal, a Allspace tem chassi alongado e espaço para até sete ocupantes. Para 2022 o modelo ganhou um novo visual, além de um interior mais sofisticado e novos equipamentos.
Índice desta matéria
Assista ao nosso vídeo do novo Volkswagen Tiguan AllSpace 2022:
Novo visual do Tiguan Allspace 2022…
As mudanças visuais do Tiguan Allspace seguem as mesmas já vistas na versão normal de 5 lugares do Tiguan, ou seja, na linha 2022 a Volkswagen redesenhou todo o conjunto frontal do Tiguan.
O modelo ganhou novos faróis, mais finos e tecnológicos agora contando com a tecnologia IQ.Light LED (opcionais) de série o modelo ganhou novos faróis Full LED, a grade também foi redesenhada, ficou mais estreita e recebeu novas lâminas cromadas e uma inédita faixa em LED central que se acende junto com os faróis, enquanto o para-choque do Tiguan 2022 assumiu um perfil muito mais agressivo, com amplas tomadas de ar, além de detalhes em Black Piano e alumínio.
Um detalhe interessante é que a nova dianteira deixou o Tiguan mais comprido, o agora o modelo mede 4,732 mm, houve um aumento de 22 mm em relação ao modelo original lançado em 2017.
Nas laterais do Tiguan Allspace 2022 não houve mudanças, a não ser novas rodas de liga leve, que podem ser aro 17, 19 ou 20 variando de acordo com a versão.
Na traseira as mudanças foram muito mais sutis, o logo da Volkswagen foi redesenhado e agora o nome “TIGUAN” vem estampado no centro da tampa do porta-malas, logo abaixo do logo da Volkswagen. A versão R Line também traz leves alterações no para-choque traseiro, como luzes refletoras e falsas saídas de escapamento cromadas embutidas.
Interior do Tiguan Allspace 2022
Por dentro a cabine do Tiguan Allspace 2022 ficou mais luxuosa e tecnológica, agora todas as versões virão com painel 100% digital configurável, sendo que as opções mais baratas virão com uma versão mais simples do painel Digital Cockpit, com 8 polegadas, enquanto as mais caras terão a versão Digital Cockpit Pro com 10 polegadas.
O sistema multi-mídia também é novo, agora passa a ter tecnologias como internet 4G, Wi-Fi e conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, além de tela maior de 10.1 polegadas.
Ainda no interior do novo Tiguan Allspace 2022 há um novo volante multi-funcional, que pode ter sistema de aquecimento ou ventilação, outra alteração importante é o ar-condicionado, agora dependendo da versão o Tiguan Allspace virá com o novo sistema Climatronic, com tela touch, além de três zonas independentes de temperatura. Há ainda novos revestimentos nos bancos e nas portas.
A versão mais cara R Line, ainda pode vir com itens como sistema de som premium da marca Fender, cabine com pontos de iluminação por LED com 15 opções de cores, teto solar panorâmico, bancos dianteiros elétricos e com aquecimento entre outros itens.
Tiguan 2022 será mais seguro…
Para completar as novidades o novo Volkswagen Tiguan Allspace 2022 passa a vir a vir de série com o pacote IQ.Drive Assist, que nas versões mais baratas virá com frenagem frontal automática, alerta de saída de faixa e alerta de trafego cruzado na traseira.
As versões mais caras virão de fábrica com a versão completa deste pacote IQ.Drive Assist, composto por recursos como piloto automático adaptativo ACC, com função Stop and Go, este sistema praticamente conduz o carro de forma automática, acelerando, freando e mantendo uma distância segura do veículo à frente, funcionando em velocidades de 0 até 210 km/h, inclusive no transito.
Há ainda monitoramento de pontos cegos, auxilio para manter o carro na faixa de rolagem, capaz de fazer pequenas correções no volante, além de assistência de emergência, que em caso de acidente, liga para o serviço de emergência e informa a localização do carro de forma automática.
Como opcional há faróis com ajustes automático de acordo com luminosidade do ambiente, além de sistema de leitura de placas e sinais de transito e o Park Assist, que estaciona o Tiguan de forma totalmente automático.
Motores do Tiguan Allspace 2022
Nos Estados Unidos, o novo Tiguan Allspace virá sempre com o motor 2.0 EA888 TSI a gasolina, capaz de desenvolver 184 cv de potência, ele virá exclusivamente com um câmbio automático de oito marchas, tendo tração 4×2 ou opcionalmente 4×4 4Motion.
No Brasil ainda é incerto quais motores o modelo renovado utilizará. Isso vai depender de qual estratégia e posicionamento de mercado a Volk irá adotar para o novo Tiguan no país. Vamos as possibilidades:
O novo Tiguan Allspace 2022 pode ganhar por aqui o novo motor 1.5 TSI, de 160 cv, este motor já está sendo produzido no México e sendo usado no Taos vendido nos EUA. Vindo sempre com câmbio automático de seis marchas e tração 4×2.
A versão mais cara R Line, deve ser equipada por aqui com o novo motor 2.0 TSI de 240 cv, usado no novo Golf GTI, além de ter câmbio automático DSG de sete velocidades e tração 4×4.
Outra possibilidade de motorização para o Brasil é o motor híbrido, esta versão PHEV (plugin híbrida) usa o motor 1.4 TSi de 150 cv, combinado com dois motores elétricos, conferindo uma potência total de 245 cv, o câmbio é automático DSG de seis marchas e a tração 4×4.
Quando o novo Tigua Allspace chega ao Brasil?
Ainda vai demorar um tempo para o novo Tiguan desembarcar no Brasil, lembrando que o modelo vendido por aqui vem importado do México, mesmo local onde é produzido o Tiguan que é vendido nos EUA. De acordo com a Volkswagen, nos Estados Unidos o novo Tiguan ainda não tem uma data exata para chegar as lojas, a previsão da marca é começar as vendas no mercado norte-americano entre julho e setembro de 2021.
Portanto aqui no Brasil, o novo Tiguan Allspace 2022 deve chegar apenas no final de 2021 ou mais provavelmente no início de 2022.
Lembrando que atualmente na linha 2021, a Volkswagen já retirou as versões 1.4 flex do Tiguan no Brasil, restando em linha atualmente apenas a mais cara R Line 350 TSi com motor 2.0 de 220 cv, ofertada ao preço de R$ 233 mil. Dando sinais já da chegada do novo modelo e também para evitar a concorrência direta com o novo SUV Taos.