As vendas do VW Up não andam muito bem, de janeiro a junho de 2018, o Up vendeu apenas 9.267 unidades, número que coloca o compacto da Volks apenas na 35ª posição no ranking dos carros mais vendidos no Brasil, enquanto rivais como Renault Kwid (27.695 unidades vendidas e 6 º no ranking) e Fiat Mobi (24.997 exemplares emplacados e 10º no ranking) subiram nas vendas e já figuram entre os 10 mais comercializados do país.
O Novo Polo ajudou a derrubar as vendas do Up…
E as coisas se complicaram ainda mais para o Up com a chegada do Novo Polo que roubou compradores das versões mais caras do Up. Apesar de que quando chegou ao país em 2012 o Up era o carro de entrada da Volkswagen, se posicionado abaixo do Gol com preço na casa dos R$ 30 mil, o modelo encareceu muito nestes últimos anos, na linha 2017 ele custava entre R$ 37.990 até R$ 55.600, agora já beira os R$ 60 mil na linha 2018, o Novo Polo em sua versão de entrada 1.0 MPi parte de R$ 49.990.
O Up subiu de nível e ficou bem mais caro…
Sem conseguir concorrer com os modelos de entrada como Renault Kwid e Fiat Mobi, para a linha 2019 a Volkswagen resolveu subir o patamar de mercado do Up, a montadora matou a versão mais barata do compacto, tirando de linha a configuração Take Up, que custava R$ 37.990, agora a opção mais barata passa a ser a Move Up, que sairá por salgados R$ 50.270.
Menos versões para 2019…
Enquanto na linha 2017/2018 o Up tinha 7 versões, na linha 2018/2019 permanecem apenas 5 configurações: sendo que três delas são baseadas na versão Move, são elas: Move UP MPi, Move Up MPi I-Motion (automatizada), ambas equipadas com motor 1.0 MPI aspirado de 82 cv, e a Move TSi (dotada do motor turbo 3 cilindros e com injeção direta e 105 cv), além da versão Move, restaram apenas a versão aventureira Cross Up TSi e a de visual esportivo Pepper TSi.
Novos equipamentos piloto automático e luzes diurnas…
Houve também alterações nos equipamentos das versões e seus opcionais, o Up ficou mais equipado ganhando luz de condução diurna DRL para todas as versões e piloto automático para as versões Cross Up e Up Pepper, lembrando que estas duas versões ainda vêm com sensor de chuva para os limpadores do pára-brisa e controle de tração. Praticamente não há opcionais, apenas o sistema multimídia Composition Phone com tela de 5 polegadas, oferecido a parte por R$ 1.760. A boa lista de equipamentos passa a ser um dos trunfos do Up para conseguir compradores.
Confira abaixo o conteúdo de cada versão do VW up 2019:
Move Up R$ 50.270
A versão Move Up traz de fábrica ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, direção elétrica “Easy-Drive”, espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico e função “Tilt-Down” no lado direito, luzes para condução durante o dia DRL, faróis de neblina, alarme com comando remoto na chave, sensor de estacionamento traseiro, banco do motorista com ajuste de altura, volante com ajuste de altura, sistema de som rádio com CD Player, MP3, USB, AUX e Bluetooth, 4 alto falantes e 2 tweeter, suporte para celular, volante multi-funcional revestido em couro, alerta visual e sonoro de não utilização dos cintos de segurança dianteiros, chave tipo canivete com controle remoto, computador de bordo, desembaçador e limpador do vidro traseiro, retrovisores com repetidores de seta, fixação de cadeirinhas infantis com sistema ISOFIX e TOP tether, rodas de liga leve aro 14 com pneus 175/70, porta malas com abertura elétrica, travas elétricas e vidros dianteiros com acionamento elétrico.
Move Up i-Motion (R$ 52.710)
Traz os mesmo equipamentos, da Move Up, acrescido de câmbio automatizado I-Motion com função Tiptronic, que possibilita trocar as marchas de forma totalmente automática, ou manual seqüencial com toques na alavanca.
Move Up TSI R$ 55.700
A Move Up TSi vem com os mesmo equipamentos da versão Move Up, trazendo como diferencial o motor mais potente e moderno TSi, o 1.0, três cilindros, turbo e com injeção direta de combustível, capaz de desenvolver 101 cv com gasolina ou 105 cv com etanol, na versão TSI o câmbio é sempre manual de cinco marchas. Lembrando que o motor 1.0 MPi das versões de entrada Move tem 75cv com gasolina e 82 cv com etanol.
Cross up R$ 58.730
O Cross Up acrescenta aos equipamentos da Move Up, controle de tração “TC”, sensor de chuva para acionamento automático dos limpadores do para-brisa, piloto automático, faróis de neblina com luz de conversão estática, painel com aplique 3D, iluminação interna especial com LED, tapetes de carpete, soleira das portas em alumínio, porta malas com compartimento para ajuste de espaço além do visual exclusivo, com suspensão elevada, apliques em plástico nas caixas de roda, apliques nas laterais nas portas, para-choques com visual exclusivo, rodas de liga leve aro 15, espelhos externos com acabamento cromado e rack no teto longitudinal com acabamento cromado.
Lembrando como que o Cross Up vem com motor TSi de 105cv e câmbio manual de cinco marchas.
Up Pepper R$ 59.240
Por fim a versão Pepper do Up, aposta no visual com proposta mais esportiva e jovem, ele traz para-choque com visual exclusivo para a versão, rodas de liga leve aro 15, teto pintado na cor preto Ninja retrovisores pintados em vermelho. Além de interior com acabamento diferenciado, com teto e as colunas internas revestidas em tecido escuro, alavanca de câmbio revestido em couro, soleiras em alumínio nas portas, bancos com revestimentos exclusivos para a versão, tapetes em carpete.
O Up Pepper ainda vem com controle de tração, sensor de chuva para acionamento automático dos limpadores do para-brisa painel com aplique 3D, porta malas com abertura elétrica e todos os itens da versão Move Up.
Cores:
De fábrica o VW Up poderá vir nas cores sólidas: Preto Ninja, Branco Cristal ou vermelho Flash
Como opcional há as pinturas metálicas por R$ 1454, Azul Lagoon, Cinza Platinum, Laranja Habanero e Prata Sirius.
Preços VW Up 2019:
Move Up! 1.0 – R$ 50.270
Move Up! 1.0 i-Motion – R$ 52.710
Move Up! TSI – R$ 55.700
Cross Up! TSI – R$ 58.730
Up! Pepper TSI – R$ 59.240
Ficha técnica VW UP (Move Up, Move Up I Motion e Move Up TSI)
Dimensões:
Comprimento 3.689 mm
Distância entre eixos 2.421 mm
Largura 1.914 mm
Altura 1.504 mm
Porta malas – 285 litros
Tanque de combustível 50 litros
Rodas e pneus:
Move Up Move Up I Motion e Move Up TSI
Rodas de liga leve aro 14 com pneus 175/70 R14
Peso:
Move Up 922 kg
Move Up I-Motion 952 kg
Move Up TSI 987kg
Freios:
Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira, com ABS e EBD
Direção:
Elétrica com assistência ajustável “EasyDrive”
Motor e câmbio (Move Up MPi e Move Up MPi I-Motion)
Cilindrada 999 cm³
Potência líquida máxima – 82 cv (E) / 75 cv (G) – 6.250 rpm
Torque líquido máximo – 10,4 kgfm (E) / 9,7 kgfm (G) – 3.000 rpm
Transmissão – Manual 5 marchas (Automátizado 5 marchas versão I-MOtion)
Motor e câmbio (Move Up TSI)
Desempenho:
Move Up
Velocidade máxima: 163 km/h etanol -/ 161 km/h gasolina
Move Up I-Motion
Aceleração de 0 a 100 km/h – 14,3s (Etanol) / 14,5s (Gasolina)
Velocidade máxima – 166 km/h (Etanol) / 164 km/h (Gasolina)
Move Up TSI
Aceleração de 0 a 100 km/h – 9,3s (Etanol) / 9,5s (Gasolina)
Velocidade máxima – 183 km/h (Etanol) / 181 km/h (Gasolina)
Ficha técnica VW Cross UP
Dimensões
Comprimento – 3.689 mm
Distância entre eixos – 2.421 mm
Largura – 1.914 mm
Altura – 1.529 mm
Porta malas – 285 litros
Tanque de combustível 50 litros
Peso:
987 kg
Rodas e pneus:
Rodas de liga leve aro 15, com pneus 185/60 R15
Freios:
Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira, com ABS e EBD
Direção:
Elétrica com assistência ajustável “EasyDrive”
MOTOR e CÂMBIO
Cilindrada – 999 cm³
Potência líquida máxima – 105 cv (E) / 101 cv (G) – 5.000 rpm
Torque líquido máximo – 16,8 kgfm (E/G) – 1.500 rpm
Transmissão – Manual 5 marchas
DESEMPENHO
Aceleração de 0 a 100 km/h – 9,3s (E) / 9,5s (G)
Velocidade máxima – 183 km/h (E) / 181 km/h (G)
Ficha técnica VW UP Pepper
Dimensões:
Comprimento – 3.689 mm
Distância entre eixos – 2.421 mm
Largura – 1.914 mm
Porta malas – 285 litros
Tanque de combustível 50 litros
Peso:
987 kg
Rodas e pneus:
Rodas de liga leve aro 15, com pneus 185/60 R15
Freios:
Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira, com ABS e EBD
Direção:
Elétrica com assistência ajustavel “EasyDrive”
MOTOR e CÂMBIO
Cilindrada – 999 cm³
Potência líquida máxima – 105 cv (E) / 101 cv (G) – 5.000 rpm
Torque líquido máximo – 16,8 kgfm (E/G) – 1.500 rpm
Transmissão – Manual 5 marchas
DESEMPENHO
Aceleração de 0 a 100 km/h – 9,3s (E) / 9,5s (G)
Velocidade máxima – 183 km/h (E) / 181 km/h (G)