Tentando ter uma sobre vida no mercado, a Volkswagen está lançando no Brasil a linha 2020 do compacto UP, à venda a partir de R$ 49.590 o modelo traz algumas novidades a começar pela gama de versões que foi reduzida no modelo 2020, agora o UP está disponível apenas em três versões MPI (R$ 49,590), Connect (R$ 54,890) e Xtreme (R$ 56,890). Saíram de linha as versões Move-UP, Up Pepper e a aventureira Cross UP.
Índice desta matéria
Pequenos retoques visuais e novas versões para o VW up 2020:
O UP 2020 se distingue do modelo 2019 por pequenos detalhes visuais, o carro ganhou faróis com máscara negra em todas as versões, além disso o UP Connect que era uma série especial no modelo anterior passa a ser uma versão oficial do compacto e ganhou ainda novas rodas de liga leve aro 15 e faixas com o nome da versão nas laterais.
Destaque para ainda para a versão Xtreme (foto acima), que chega para aposentar o Cross-Up e passa a ser a configuração top de linha do UP, ele se diferencia das demais por acessórios visuais exclusivos, como rack no teto cromado, rodas de liga leve aro 15 com acabamento diamantado, retrovisores na cor preta, para-choques com detalhes exclusivo e apliques em plástico nos para lamas e nas laterais.
Equipamentos de série do Up 2020:
Desde a versão mais simples o UP vem bem equipado, o carro que não custa barato e tenta justificar os R$ 50 mil pedidos saindo de fábrica com pacote fechado de equipamentos não há opcionais. Todas as versões contam com ar condicionado, direção elétrica, DRL (luz diurna) de condução, além de volante multifuncional, ajuste de altura para o volante, computador de bordo, sistema de som com suporte para fixação do smartphone, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis, chave tipo canivete, travas elétricas, vidros dianteiros dianteiros e retrovisores elétricos, além de pneus aro 14 175/70 e rodas de aço com calotas.
A versão Connect do Up (foto acima e abaixo) custa cerca de R$ 5 mil a mais que a versão mais barata, conta ainda com iluminação ambiente e no painel em LED, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 15, com pneus 185/60, para-choque com acabamento mais sofisticado em Black Piano, adesivos nas laterais e sistema de som Composition Phone com Bluetooth, display digital e função de leituras de dados via USB, além de trazer motor turbo TSi.
Acima o UP Connect 2020 que custa R$ 54.950
Já o top de linha Up Xtreme (que chega para se posicionar no lugar da Cross-UP) custa R$ 2 mil a mais que a Up Connect, e além do visual diferenciado com uma pegada mais aventureira, acrescenta ainda sensores de estacionamento traseiro e todos os equipamentos da versão Connect.
Motores e desempenho do VW up 2020:
A versão de entrada MSi do UP 2020 é a única a trazer o conhecido motor 1.0L, 3 cilindros, 12 válvulas, aspirado, capaz de desenvolver 75 CV com etanol e 82 CV com gasolina, o torque máximo é de 10.4 kgfm com etanol ou 9.7 kgfm com gasolina.
Já as demais versões do Up 2020 são equipadas com um motor mais forte, o 1.0L TSi, três cilindros turbo, com injeção direta de combustível calibrado para entregar 101 CV de potência com gasolina ou 105 CV com álcool, independente do combustível o torque é de 16.8 kgfm.
Lembrando que independente da motorização o câmbio é sempre manual de cinco marchas. Outra mudança na linha 2020 é que a opção do câmbio automatizado i-Motion deixou de ser oferecida para o Up.
Na versão MPI a performance anunciada pela Volkswagen para essa versão é 162 km/h de velocidade máxima, enquanto a prova de 0 a 100 km/h é de 12.9 segundos (com etanol).
Já as versões com motor 1.0L TSi turbo (EA211) são mais espertas, a velocidade máxima com álcool é de 183 km/h, enquanto 0 a 100 km/h é feito em 9.4 segundos.
Consumo do VW Up 2020:
Um dos destaques do Volkswagen Up é seu baixo consumo de combustível, graças ao peso baixo (922 kg) e motor econômico (principalmente na versão TSi) o compacto bebe pouco, confira os números de acordo com o programa de etiquetagem veicular de consumo do Inmetro:
As versões do Up equipadas com motor 1.0 aspirado, fazem com etanol 9,4 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada, já com gasolina ele roda 14,2 km/l na cidade e 15.3 km/l na estrada. Enquanto as versões dotadas do motor TSI fazem na cidade com etanol 10 km/l, já na estrada com este mesmo combustível ele roda 11,5 km/l. Por fim com gasolina no tanque os número chegam a impressionantes 14,3 km/l na cidade e 16,3 km/l na estrada.
O VW UP 2020 está disponível com três opções de pintura sólidas (Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Flash) e duas de pintura metálica (Prata Sírius e Cinza Platinum), pelo compacto é oferecido uma garantia de três anos. Abaixo os preços e versões do UP
O futuro do Volkswagen Up é incerto
Lançado no Brasil em 2014, o Volkswagen Up brasileiro, que é montado na fábrica da Volks em Taubaté, interior de SP, alcançou em 2019 a importante marca de 300 mil unidades produzidas, lembrando que o Up brasileiro, além de alimentar o mercado nacional, também é exportado para diversos países da América Latina e Central, além da região do Caribe.
Porém, apesar desta importante marca estar sendo atingida, o futuro do Up é incerto. Na Europa a Volkswagen já anunciou o final da produção do modelo, que seguirá em linha apenas em uma futura versão 100% elétrica que será apresentada ainda em 2019.
Já no Brasil o modelo também tem futuro incerto, suas vendas andam bem abaixo do esperado, de acordo com a FENABRAVE nos 4 primeiros meses de 2019, o Volkswagen Up emplacou apenas 3.810 unidades, enquanto o VW Gol, por exemplo, vendeu no mesmo período mais de 23 mil exemplares, os principais rivais do Up, o Renault Kwid quase chegou a 24 mil unidades e o Fiat Mobi de janeiro a abril alcançou mais de 16 mil exemplares vendidos, até mesmo o VW Jetta, que custa na casa dos R$ 100 mil vendeu mais que o Up, ou seja, a vida não está nada fácil para o compacto, que se continuar tendo baixa procura pode sair de linha em breve.
Outros modelos da Volkswagen nesta faixa modelos 2020:
Confira abaixo as versões e preço do Volkswagen Up 2020:
Up! MPI R$ 49.590
Up! Connect R$ 54.890
Up! Xtreme R$ 56.890