Agora é pra valer, apesar de só chegar as lojas no final do mês que vem, fevereiro, a Volkswagen divulgou nesta segunda feira, por completo, o up! brasileiro, modelo que talvez seja o carro mais importante da marca nos últimos 10, 15 anos no Brasil, a Volkswagen quer fazer do up!, um novo carro popular brasileiro, um veículo para as massas, assim como foi o Fusca e as primeiras gerações do Gol.
O Up chega ao Brasil dois anos depois de ter sido lançado na Europa, a Volkswagen fez um mega investimento de cerca de R$ 1 bilhão de reais na fábrica de Taubaté (SP), para passar a produzir o compacto, a fabricante contou ainda com um crédito facilitado do BNDS, ou seja, houve um alto investimento para fazer o Up no Brasil, e a Volkswagen também aposta que o modelo vai ter uma ótima aceitação, maior até do que o carro teve na Europa, onde tem vendido bem mas ainda não alcançou todo o sucesso esperado.
Brasil x Europa…
O Volkswagen up! brasileiro sofreu algumas melhorias e adaptações para o nosso mercado, apesar de esteticamente as alterações serem poucas, já que os carros no visual são praticamente iguais. O up! do Brasil é mais comprido, são 6.5 centímetros a mais em relação ao modelo vendido na Europa, o brasileiro mede 3.61 metros e tem entre eixos de 2.42 m, este alongamento do up! permitiu ao modelo acomodar três passageiros no banco traseiro – o modelo da Europa leva apenas 2 pessoas atrás, tem 4 lugares no total. Outra alteração está no porta malas, a versão brasileira tem 285 litros de capacidade contra 221 litros do modelo europeu.
Ainda falando na tampa do porta malas, por questões de segurança e para baratear o custo, o modelo nacional traz a tampa do porta malas em aço, ao contrário do up! europeu, que conta com uma bela tampa toda em vidro, outra alteração está nas janelas laterais traseira, que possuem vidro que pode ser abaixado, ao contrário da versão original europeia que traz janela basculante, assim como acontecia no antigo Fusca, uma solução que seria quase inviável para os dias quentes do Brasil. A Volkswagen fez ainda alterações na parte mecânica do carrinho, elevou a suspensão e reajustou os amortecedores para os solos ainda nem sempre perfeitos do Brasil, o up brasileiro tem também um tanque de combustível maior com 50 litros, ao contrários dos 35 litros do modelo europeu.
No Brasil o up! chega inicialmente em 6 versões: take up!, move up!, high up!, além das white up!/ red up!/ black up, estas três últimas serão baseadas na top de linha high up!, porém contará com a mesma lista de equipamentos variando apenas o acabamento interno combinando com a cor da carroceria.
O modelo terá carroceria com 4 ou 2 portas, porta malas de 285 litros e tanque de 50 litros, o mesmo tamanho do tanque do Gol.
Confira o que cada versão do up! trará:
Take up! (foto acima). Ainda não se sabe o preço, mas segundo estimativas a versão mais acessível do up! partirá de R$ 27.000 a R$ 28.000, porém ela virá apenas com o básico mais aprimorado, como os obrigatórios ABS e Airbag Duplo, além de freios com EBD, banco do motorista com regulagem de altura, fixação Isofix para cadeirinhas, bancos dianteiros com encosto integrado, lavador e desembaçador do vidro traseiro, terceiro encosto de cabeça para o banco traseiro, cinto de segurança dianteiro com pré-tensionadores, porta malas com abertura elétrica através de botão no painel, as rodas serão de aço aro 13 com pneus 165/80 R13 e calotas “nice”, os para-choques pintados na cor do veículo, porém os retrovisores e as maçanetas virão sem pintura, um ponto negativo é a falta de conta-giros para a versão de entrada.
Como opcional o comprador do take up! pode levar direção elétrica, rodas de liga leve aro 14 com pneus 175/70 R14, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, ar-quente e ar-condicionado, além do sistema de som.
Move up!, esta será a versão intermediária e possivelmente a mais procurada, ela virá com computador de bordo com dez funções, conta-giros no painel, porta malas com divisória, relógio digital, marcador de temperatura externa, porta malas com abertura elétrica, maçanetas e retrovisores pintados na mesma cor da carroceria, rodas de aço aro 14 com pneus 175/70 R14, além de painel com visual melhorado, com instrumentos analógicos circulares e velocímetro em destaque ao centro, além de textura em cinza claro, na parte central do painel, a parte inferior do painel pode ser na cor escura ou mais clara.
Como opcional o comprador do Move up! pode levar, sistema de som com MP3, direção elétrica, ar-condicionado, alarme, vidros dianteiros elétricos, rodas de liga leve, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 14 e o kit multi-mídia Maps & more, com GPS.
As coisas começam a ficar melhor na versão “quase” top High up! Esta traz vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, direção elétrica, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga-leve aro 15 com pneus 185/60 R15, faróis de neblina, alarme, painel frontal colorido com 5 opções de cores para o acabamento combinando com a cor da carroceria, um dos pontos negativo é que o ar-condicionado ainda não é de série nesta versão, que deve custar na casa dos R$ 35.000.
Como opcional o High up! pode vir com ar-condicionado, ar-quente, bancos em couro sintético, sistema de som com Mp3.
Apesar de ainda não ter divulgados os preços, é esperados que as versões top up, White up!/ Black up! / Red up, tenham preço na casa dos R$ 40.000. Por isso a lista de equipamentos será bastante recheada, além dos itens oferecido de série nas demais versões, as versões White up!/ Black up! / Red up virão de série com ar-condicionado, sistema de som com MP3 entrada auxiliar e conexão USB/Bluetooth, coluna de direção com regulagem de altura, volante revestido em couro sintético, além de calotas centrais nas rodas de liga leve combinando com a cor da carroceria, o interior conta com painel com partes combinando com a cor da carroceria, há ainda apliques em “chrome effect” com o nome dos modelos e um acabamento interno mais requintado, como por exemplo volante com detalhes em Black Piano.
Para todos os modelos a Volkswagen oferecerá ainda kits de personalização com spoilers.
Há alguns pontos a serem comentados, por exemplo, o Up não trará vidro elétrico nas portas traseiras nem como opcional, segundo a Volkswagen este item não é muito procurado por quem compra um carro deste segmento. E com exceção das versões de entrada take up! e move up! onde ela será opcional, nas demais o carro virá de série com uma moderna direção com assistência elétrica.
O conjunto mecânico será único, todas as versões do up! virão com um motor 1.0 12v, 3 cilindros, flex, capaz de desenvolver 75 cv com gasolina e 82 cv com etanol, o torque máximo será de 9.7 kgfm com ambos os combustível, dados de fábrica afirmam que o up! irá de 0 a 100 km/h em 12.6 segundos com gasolina e 12.4 segundos com etanol, a velocidade máxima será de 165 km/h com etanol e 163 km/h com gasolina. O câmbio é manual de 5 marchas, ainda este ano é certo que o up! terá a opção da transmissão automatizada i-Motion também de 5 marchas.
Cores para todos os gostos…
O up! brasileiro terá nada menos do que 10 opções de cores para sua carroceria, sendo dessas três sólidas: vermelho flash, branco cristal e o conhecido preto ninja, já visto em modelos como Gol e Voyage, haverá ainda seis opções de pinturas metálicas, prata sirius, prata Egito, prata lunar e cinza quartzo, por fim o up! terá ainda uma pintura amarela especial “amarelo saturno” (foto abaixo).
Versão duas portas só deve chegar no segundo semestre…
A Volkswagen deve lançar o up inicialmente apenas na versão 4 portas, e com câmbio mecânico, a configuração com duas portas deve chega no segundo semestre, assim como a versão com câmbio automatizado I-Motion que também chega nos próximos meses.
Resta agora saber a tabela de preços do up! e qual será a receptividade da nova aposta da Volkswagen para alcançar as massas do mercado brasileiro, e ai o up! conseguirá alcançar o mesmo sucesso do Fusca e do Gol no Brasil ??
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
Sem vidros elétricos nas janelas traseira? Concordo...tem coisa melhor no mercado
Um carro desse por R$ 40.000,00 tem coisa muuiiito melhor no mercado
A versão High com AC vai pra cerca de 38K. Um C3 de entrada com AC, direção e outros por 40K. Tem que gostar muito do Up!
eu estou propenso em ter um up só to na dúvida quanto a cor se Deus quiser um vai ser meu ta determinado.