Nesta sexta-feira 24 de julho, a Volkswagen está lançando de forma oficial a linha up! TSi, o compacto é o primeiro carro produzido no Brasil a ter motor turbo 1.0, 3 cilindros, flex, trazendo ainda uma moderna injeção direta de combustível, um bloco que traz para o Brasil toda a tecnologia que a Volkswagen já utiliza na Europa. Este novo motor estará disponível em uma nova gama de versões para o up!, partindo da Move up TSi por R$ 43.490, indo até a inédita versão esportiva Speed up! por R$ 50.000, ou seja, criando assim novas e mais caras versões para o up!, levando o modelo a um novo patamar.
O motor 1.0 TSi…
Fruto de um pesado investimento de milhões de reais na fábrica de São Carlos, interior de São Paulo, esta é uma versão evoluída do atual 1.0, 3 cilindros aspirado já usado pelo Up!, o EA-211, porém as alterações neste bloco são muitas, ao começar pelo sistema de injeção direta de combustível, que permite uma maior economia de combustível, há ainda um duplo comando de válvulas, além de claro, um pequeno turbo compressor com intercooler e várias partes exclusivas em aço forjado (mais resistes do que as de aço fundido), as bielas e o virabrequim são novos.
Ainda como novidade foi instalado um novo radiador de óleo (por isso a dianteira do carro teve que ser aumentada em 40mm), e a Volks informa ainda que outros diversos componentes são exclusivos deste bloco TSi, são peças mais leves e que produzem um menor atrito, tudo isso para aumentar a potência, sem prejudicar o consumo nem a durabilidade do motor.
Traduzindo isso em desempenho, a potência saltou de 82 cv para 105 cv, o torque cresceu ainda mais, passando de 10.4 kgfm na versão normal para 16.8 kgfm na versão TSi turbo. De acordo com dados da Volkswagen, esta potência e torque extras fizeram muito bem ao pequeno up!, que pesa apenas 951 quilos, com o motor TSI ele vai de 0 a 100 km/h em 9.1 segundos, e a velocidade máxima é de 184 km/h, enquanto a versão aspirada 1.0 MPi precisa de 12.4 segundos para alcançar os 100 km/h e não passa dos 165 km/h, lembrando que estes números medidos sempre com etanol no tanque.
Por trabalhar sempre mais cheio, em velocidades constantes, na estrada por exemplo, o motor TSi consegue funcionar em uma rotação mais baixa, o que resultará em uma melhor economia de combustível, ou seja, o up TSI mesmo sendo mais potente, consegue ser mais econômico do que a versão 1.0 MPI, dados de fábrica afirmam que na cidade ele faz 9.6 km/l com álcool e impressionantes 13.8km/l com gasolina, enquanto rodando na estrada os dados são de 11.1 km/l com etanol e 16.8 km/l com gasolina.
Versões e novidades…
Ao contrário do que era imaginado, este novo motor 1.0 TSI do up! será oferecido em todas as versões do modelo, com exceção da configuração de entrada Take up, porém o preço será bem mais salgado em relação a versão normal, um aumento superior a R$ 3.000. Os preços serão de R$ 43.490 para o Move up, R$ 48.040 para o High up, R$ 48.690 para o Black up, Red up e White up, R$ 47.030 para o aventureiro Cross up, e chegando a casa dos R$ 50.000 para o inédito esportivo Speed up.
Em termos de estilo as mudanças das versões TSi para as demais serão poucas, apenas um novo para-choque dianteiro mais proeminente, que aumentará o comprimento do carro em 40mm, outras alterações são os faróis com lentes escurecidas e a tampa do porta malas, que “imita” a do up! europeu que é toda de vidro, no caso do nosso up! TSi a peça contará com acabamento em preto brilhante imitando vidro.
Speed up! …
A grande novidade em termos de versões com este novo motor TSi será a inédita configuração Speed up!, trazendo uma pegada mais esportiva, esta contará com para-choque de visual mais agressivo e acabamento em preto brilhante, saias laterais, além de rodas exclusivas aro 15 com acabamento diamantado, faixas decorativas nas laterais, teto pintado em preto brilhante, retrovisores pintados na cor azul.
Enquanto o interior virá com revestimentos próprios para a versão, como bancos em couro sintético Native com detalhes em branco, acabamento em preto no teto, colunas laterais e nos carpetes, além do painel que trará aplique em preto brilhante Black Piano, porém o preço desta versão será muito caro para um up! R$ 50.000.
Analise…
A Volks ousou ao investir pesado para construir um motor de primeiro mundo em solo brasileiro, o consumidor brasileiro que foi sempre ensinado e acostumado a comprar tecnologias defasadas em relação as usadas na Europa, agora terá a possibilidade de adquirir um dos blocos mais modernos do mundo, que traz uma boa dose do que há de mais avançado em tecnologia em motores compactos, tudo seria maravilhoso, se não fosse o preço salgado demais para o segmento em que o up! figura, o maior exemplo é visto na versão Speed up!, é difícil achar motivos para pagar R$ 50.000 em um modelo super compacto, dotado de motor 1.0 três cilindros, mesmo sendo turbo é um up!. Vamos ver como o mercado vai reagir a novidade.
Abaixo você confere os preços do up! TSi Turbo:
Move Up! – R$ 43.490
High Up! – R$ 48.040
Cross Up! (“aventureiro”) – R$ 47.030
Black / White / Red Up! – R$ 48.690
Speed Up! – R$ 49.990
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.