VW Virtus 2024 – Em detalhes a versão renovada do Virtus que chega no início do próximo ano

vw virtus 2024

A Volkswagen vai começar 2023 com uma série de novidades no Brasil, além do Polo Track, nova versão de entrada do Polo, que ficará no lugar do Gol, outro lançamento importante é a versão renovada do sedan Virtus. O carro chegará nos primeiros meses de 2023 já como modelo 2024, trazendo como destaques um novo visual, interior melhor acabado, além do novo motor 170 TSi, que ficará no lugar do atual 200TSi.

vw virtus 2024

Mudanças visuais do Virtus 2024

Assim como ocorreu com o Polo, a plástica visual do Virtus será um tanto tímida. O modelo vendido no Brasil adotará o mesmo visual do Virtus vendidos na Índia e no México.

As principais diferenças do Novo VW Virtus 2024 em relação ao atual, lançado no Brasil em 2018, estará na dianteira, que ostentará uma nova grade e um novo para-choque, com desenho mais agressivo e sofisticado, com apliques em Black Piano e detalhes cromados, além de novos e maiores faróis de neblina, com maior alcance e função “cornering”, que acompanha a direção do volante nas curvas.

volkswagen virtus 2024 trendline manual

Acima o novo Virtus em sua versão mais barata, note que o visual será mais simples

Lembrando que a versão mais barata, chamada de Trendline (foto acima), terá um acabamento mais simples no para-choque, sem os detalhes cromados e Black Piano, terá ainda rodas em aço com calotas e não virá com faróis de neblina, porém os faróis Full LED estarão presente desde a versão mais barata.

vw virtus 2024

Os faróis do Virtus serão levemente redesenhados, ficarão maiores e passarão a contar com sistema de iluminação mais moderno, do tipo Full LED, de série em todas as versões, contando inclusive com luzes DRL de condução diurna. Por fim, o capô também será novo, terá desenho mais limpo com menos vincos.

O pacote de atualização inclui ainda novas rodas em liga leve aro 16 ou 17 com acabamento diamantado.

vw virtus 2024

Na traseira, o Virtus 2024 ganhará uma nova disposição de luzes em LED nas lanternas, contando com efeito 3D de profundidade e lentes escurecidas. Ainda na traseira o para-choque receberá um acabamento mais esportivo, com detalhes prateado em sua parte inferior e novas luzes refletoras (foto acima).

Assim como nos lançamentos recentes da Volks na Europa, o nome do carro terá maior destaque na traseira, passando a ser localizado na parte central da tampa do porta malas, logo abaixo da placa.

virtus 2024 interior

Interior do novo Volkswagen Virtus 2024

Por dentro as mudanças no novo Virtus 2024 irão ser limitar a novos detalhes e melhorias no acabamento, como novos revestimentos no painel, portas e nos bancos.

Pelo menos no mercado externo, o sedan recebeu em sua versão mais cara Highline, apliques em Black piano na porção central do painel, além de detalhes prateados e a opção de acabamento interno em dois tons combinando preto com creme. Porém como o consumidor brasileiro não curte cores claras na cabine, não sabemos se este padrão bicolor será adotado no Brasil.

Os bancos também foram melhorados, têm texturas em alto relevo, além de combinar revestimento em couro com tecido, na opção mais cara.

Virtus mais equipado

A lista de equipamentos também será melhorada, a partir da versão intermediária Comfortline, o Virtus 2024 já virá com itens como painel digital de 7 polegadas, além de sistema multimídia com tela de 10 polegadas e conexão sem fio com smartphones.

virtus 2024 interior

A versão mais barata, chamada no México de Trendline (foto abaixo), manterá o painel comum analógico e terá sistema multimídia mais simples, App Connect com tela de apenas 7 polegadas, tendo conexão com smartphones através de cabo.

Lembrando que aqui no Brasil, desde o começo de 2022 a Volkswagen não vende mais a versão 1.6 do Virtus – que era a mais barata, restando atualmente nas lojas apenas a Comfortline e a Highline, sendo que a versão esportiva GTS aparece atualmente como indisponível no site da marca.

virtus 2024 trendline manual interior

O Novo Virtus 2024 ganhará ainda um volante inédito, com novos botões e funcionalidades em todas as versões, além do assistente para evitar colisões em baixas velocidades, com frenagem automática de emergência (Front Assist), isso a partir da versão intermediária. Enquanto a opção mais cara Highline, passará a contar com um novo ar-condicionado digital Climatronic com comandos touch, além de ser a única a vir com carregador wireless para smartphones.

Outra novidade importante, existente pelo menos lá no México, é a adoção de seis airbags de série em todas as versões, lembrando que no Brasil o Virtus tem apenas 4 bolsas, porém, ainda não sabemos se esta novidade será adotada no Brasil, já que no Novo Polo 2023, estranhamente a Volkswagen manteve o modelo nacional com somente 4 airbags, enquanto lá fora já dispõe de seis.

virtus 2024 comfortline

Novo motor 170 TSi no Virtus

Ai vai a má noticia para quem gosta de potência e desempenho, assim como fez com o Polo 2023, para baixar custos de produção e segurar o preço em um patamar mais competitivo, a Volkswagen usará um motor mais fraco e barato no Virtus 2023/2024.

O sedan trocará o atual 200 TSi em favor do 170 TSi, esse novo motor desenvolve 109 CV de potência com gasolina ou 116 CV com etanol, enquanto o torque independente do combustível fica em 16.8 kgfm. Lembrando que este é o mesmo 1.0 TSi turbo, 3 cilindros, que era usado no finado Up TSi e que já está sendo utilizado no Polo 2023.

O lado bom é que apesar da perda na potência, o novo motor 170 TSi deve deixar o Virtus mais econômico e acredite se quiser, deixará o carro mais barato, já que é um motor mais simples de ser produzido.

Vale lembrar que o atual 200 TSi é mais potente e tecnológico, tem até 128 cv com etanol e um torque de 20,4 kgfm, estamos falando de uma diferença considerável de 12 cv e 3,6 kgfm comparado com o 170 TSi. A Volkswagen deve manter o 200 TSi ativo apenas para seus modelos mais caros, Nivus e T-Cross.

virtus 2024 trendline

Versão com câmbio manual do Virtus voltará ao mercado e deve ter preço partindo da casa dos R$ 90.000 para tentar substituir o Voyage

Câmbio manual de volta no Virtus

A versão de entrada do Virtus voltará ao mercado, virá equipada com câmbio manual de cinco velocidades, enquanto as mais caras: Comfortline e Highline, seguirão equipadas com transmissão automática de seis velocidades. Lembrando que já faz um bom tempo que o Virtus perdeu a opção de câmbio mecânico no Brasil, assim como o motor 1.6.

A volta do Virtus com câmbio manual também será uma forma da Volks alavancar as vendas e de certa forma substituir o Voyage, sedan que deixou de ser produzido no final de 2022.

Consumo do Virtus com o novo 170 TSi

A expectativa é de que o VW Virtus 2024 com o novo motor 170 TSi tenha consumo de 9.6 km/l na cidade e 11.4 km/l na estrada com etanol, já com gasolina os números ficam em 13.8 km/l na cidade e em 16.3 km/l na estrada. Isso com câmbio manual.

vw virtus 2024

Já caso a opção seja pelo câmbio automático, o novo Virtus 2024 com motor 170 TSi deve fazer em média 8.7 km/l na cidade e 11 km/l na estrada com etanol, enquanto com gasolina os números ficam em 12.4 km/l na cidade e 15.6 km/l na estrada.

Desempenho do VW Virtus 170 TSi

O Virtus 2023/2024 com seu motor 170 TSi vai ficar um pouco mais lento, a expectativa é que a aceleração de 0 a 100 km/h fique em 11.7 segundos com gasolina ou 11.2 segundos com etanol, isso câmbio automático. Lembrando que o modelo atualmente nas lojas faz a mesma prova em 10.4 segundos com gasolina ou 9,9 segundos com etanol.

Estamos falando de uma perda no desempenho de cerca de 1 a 1.5 segundos em relação ao modelo atual com motor 200 TSi, esta piora no desempenho deve acontecer principalmente pela diferença no torque.

Já a versão manual precisa de cerca de 10.5 segundos para superar os 100 km/h.

vw virtus 2024

Com câmbio manual o Virtus 2024 tem velocidade máxima de 201 km/h (196 km/h com gasolina), já com transmissão automática ele bate os 196 km/h (193 km/h com gasolina).

Volkswagen Virtus precisa de mudanças para voltar a vender bem

Quando foi lançado no Brasil em 2018 o Virtus agradou logo de cara, tanto pelo seu estilo moderno praticamente um mini Jetta, quanto pelo espaço interno. Porém os anos passaram, a Volkswagen encareceu muito o sedan, estamos falando de um aumento próximo a 100% no preço em apenas 4 anos.

Em janeiro de 2018 o Virtus chegou ao mercado custando entre R$ 59.990 até R$ 79.990, porém hoje dezembro de 2022 o sedan é encontrado nas revendas da Volkswagen entre R$ 113.880 até R$ 130.000. O que fez as vendas do modelo da Volkswagen despencarem, ao ponto de hoje o Virtus ser o sedan menos vendido da categoria.

De janeiro até novembro de 2022 o Virtus emplacou apenas 4.830 unidades, contra 13.779 do Toyota Yaris Sedan e 20.808 do Honda City, segundo dados da Fenabrave.

virtus 2024 comfortline

Acima a versão Comfortline do novo Virtus 2024

Virtus 2024 terá preço mais barato?

Enfim, o facelift do Virtus embora seja tímido, promete deixar o sedan da Volkswagen mais competitivo diante da concorrência. Além disso a Volkswagen precisa de um substituto para o Voyage, a intenção da marca é fazer o Virtus mais barato com câmbio manual ser capaz de enfrentar rivais de peso como Hyundai HB20S, Fiat Cronos e Chevrolet Onix Plus, tendo preço na casa dos R$ 90.000.

Fonte: AutosSegredos

Compartilhe

Respostas de 2

  1. Que besteira a VW fazer isso com o virtus….Tenho um HL….adorei o carro…mas agora com esse motor 170…ja era…queria trocar pelo modelo novo..mas com essa mudança…a WV perdeu feio….Rebaixaram um dos melhores carros da VW.

  2. Tenho um virtude hiline. Vai ficar uma porcaria! Carro de porte médio, com um motor de carro pequeno. Se isso acontecer de verdade, vou mudar para a Honda, sem sombra de dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias relacionadas