A Volkswagen está lançando oficialmente agora em fevereiro o Virtus GTS, a versão esportiva do sedan compacto chega trazendo um pacote visual exclusivo, assim como interior com acabamento inédito e recheado de equipamentos, porém o principal destaque do Virtus GTS é seu esperto motor 1.4 turbo de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, somado com um ajuste mais esportivo de suspensão e direção, que prometem deixar o carro bastante diferente e divertido de ser pilotado. Mas será que vale os R$ 105 mil pedidos?
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Preço de R$ 105 mil assusta…
A primeira vista pagar R$ 105 mil por um Virtus pode parecer uma loucura, e de fato é. O modelo custa mais do que um Jetta, que é maior e tem o mesmo motor de 1.4 turbo de 150 cv. Por este valor também é possível levar para casa um Chevrolet Cruze LT que também é maior e melhor acabado, além de também vir com motor 1.4 turbo flex de 153 cv, caso você goste de sedan japoneses, tem o Toyota Corolla GLi por R$ 99.990 com respeitáveis 177 cv de potência, extraídos de um 2.0 flex.
Outro ponto duvidoso sobre o preço é que o Virtus GTS custa nada menos do que R$ 20.650 a mais do que a versão mais cara do Virtus, a Highline que sai por R$ 84.290, é uma baita diferença para o mesmo carro. Mas então qual é a vantagem e o apelo do Virtus GTS ? Talvez a resposta seja, ser diferente.
O Virtus GTS chega para ser um carro de nicho, ou seja, é um carro com proposta diferenciada, e que terá vendas baixas, ele chega para ser uma opção diferenciada na gama de modelos da Volkswagen e entre os sedans, assim como o Polo GTS, ele é um modelo voltado para o público mais jovem e que busca um carro com um apelo esportivo e de visual diferente, em relação aos sedans tradicionais que tem um jeitão pacato e de “tiozão”, além disso, o Virtus GTS realmente é um carro esportivo, ou seja, seu comportamento é muito diferente das versões normais do Virtus e de outros sedans, ele promete bastante diversão para quem for atrás do volante.
Além disso o Virtus GTS virá praticamente completo, trazendo muitos itens que são opcionais na versão Highline, o que de certa forma agrega um bonus ao carro.
O que o Virtus GTS tem pra custar tanto?
O grande atrativo do modelo é seu conjunto e acerto mecânico, o Virtus GTS é equipado com o conhecido motor 1.4 turbo flex, que rende independente do combustível usado 150 cv de potência para bons 25,5 kgfm de torque, o câmbio também é conhecido, uma caixa automática de 6 marchas, a mesma usada nas demais versões.
Porém este motor e o câmbio tem uma calibragem própria para a versão GTS, focando na esportividade, os dados de desempenho anunciados são apenas razoáveis e não impressionam tanto na teoria, dados de fábrica afirma que o Virtus GTS dispara de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e tem velocidade máxima de 210 km/h. Para você ter uma ideia, segundo dados de fábrica, o Jetta 1.4 com este mesmo motor vai de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e alcança os 203 km/h de velocidade máxima, lembrando que estamos falando de um carro 70 kg mais pesado que o Virtus.
Além da motorização a Volkswagen fez diversas mudanças para aprimorar a direção do Virtus GTS, é ai que o modelo manda bem, quem dirigiu o carro durante a apresentação a imprensa, afirma que ele se comporta muito bem, principalmente em curvas e em acelerações, muito diferente e melhor em relação ao Jetta.
O som do escapamento é mais alto e agressivo, tanto é que a Volkswagen instalou dois alto falantes especiais nas colunas do para-brisa, que ampliam o ronco do motor na cabine mesmo com os vidros fechados (isto pode ser desligado). Além disso, a direção elétrica tem uma nova calibragem e é mais firme e pesada que a nas demais versões do Virtus, a suspensão ganhou uma nova calibragem para ficar mais firme e precisa, e assim fazer o GTS grudar no chão mesmo em curvas mais velozes, lembrando ainda que o Virtus GTS vem com rodas maiores aro 17.
Para completar o pacote de desempenho, o Virtus GTS vem com bloqueio eletrônico de diferencial, o que também ajuda no comportamento do carro em curvas, além de controle de tração e de estabilidade, outra novidade é o sistema “Mode”, um recurso eletrônico que permite ao motorista escolher através da tela do sistema multimídia entre 4 modos diferentes de pilotagem: Normal / Esporte / Eco / Individual, sendo que em cada um destes modos é alterado a resposta do acelerador, as trocas de marchas, a sensibilidade do volante e o ronco do escapamento.
Visual do Virtus GTS agrada…
Além de todo este pacote de desempenho, o Virtus GTS chama atenção também pelo seu visual, o carro traz um novo e mais agressivo para-choque dianteiro, com aberturas de ar maiores, faróis de neblina maiores e luzes em LED para a condução diurna, além de acabamento em Black Piano no para-choque, os faróis principais também são novidades, pela primeira vez em um Virtus são Full LED, e ainda contam com uma faixa vermelha interna, típica dos carros GTi vendidos na Europa pela Volkswagen, esta faixa se estende através da grade frontal, a grade ainda traz o logo GTS estampado e acabamento em colmeia.
Nas laterais do Virtus esportivo, há o brasão GTS colocado próximo aos para-lamas dianteiros, os retrovisores externos são pintados em preto brilhante, e há saias laterais decorando a parte inferior da carroceria, além disso o Virtus GTS vem com belas rodas de liga leve aro 17 com acabamento diamantado, calçadas por pneus medidas 205/50 R17, não é um perfil tão baixo e largo para uma roda aro 17, o que favorece o uso do carro no dia a dia, e em cidades com pisos ruins, deixando os pneus menos suscetíveis a furos e buracos, por exemplo, o Toyota Corolla na maioria das suas versões vem com pneus 225/45 R17, mais baixo e largo que os do Virtus GTS.
Passando para a traseira as mudanças são menores, as lanternas ganharam lentes fumê, a tampa do porta malas tem um pequeno spoiler na parte superior em preto brilhante, e o para-choque traz um novo aplique em Black Piano. Outro detalhe sutil é a retirada do nome Virtus na traseira do sedan, no lugar há apenas a sigla GTS, posicionado ao lado direito da tampa do porta malas.
Interior do Virtus GTS tem roupagem esportiva…
A primeira vista o interior do Virtus GTS chama a atenção pela novo acabamento com detalhes próprios, o painel tem a porção central revestido em um plástico brilhante na cor cinza escuro, as saídas de ar laterais no painel têm um friso vermelho, este mesmo vermelho está presente na base da alavanca de câmbio e nas costuras do volante, descansa braço e no revestimento da alavanca de câmbio.
O teto do Virtus GTS tem acabamento em tecido preto, assim como os revestimentos das colunas internas das janelas, porém o grande destaque no acabamento são os bancos dianteiros esportivos (foto abaixo), eles são mais largos e tem um estilo quase de corrida com o encosto de cabeça integrados, seu revestimento é em couro cinza com costuras vermelhas e há ainda nos bancos o logo GTS estampado em baixo relevo nos encostos, para completar o Virtus GTS traz borboletas atrás do volante para fazer as trocas de marchas de forma manual sequencial, o que também da uma diversão extra para quem pilota, e os pedais são em alumínio.
Mas nem tudo são flores, a parte inferior do painel bem que merecia um tratamento mais caprichado, ela conta com plástico duro e tudo em um monótono cinza, presente em todas as demais versões do Virtus, assim como os comandos do ar-condicionado e o console central que também mereciam um acabamento mais caprichado, já que este é um carro de mais de R$ 100 mil, bem que a Volkswagen poderia ter instalado um freio de mão eletrônico, ao invés da grande e já ultrapassada alavanca manual de freio de mão, que quebra o ar de modernidade na cabine.
Outra falha, esta menos grave, é a ausência do teto solar que iria combinar muito bem com a proposta jovem do modelo, além de iluminação por LED na cabine, itens que assim como nas demais versões do Virtus não são oferecidos nem como opcionais para o GTS.
Como dissemos em termos de equipamentos o VW Virtus GTS tem alguns pontos extras, como o sistema multimídia com tela de 8 polegadas que traz um novo software com novas funções, ele permite mostrar dados em tempo real do desempenho do carro, potência instantânea do motor, força G e a pressão do turbo, outro diferencial é o painel de instrumentos digital, com tela de 12.3 polegadas, que também tem novas funções e um visual diferenciado, com contornos em vermelho e um velocímetro que da um animo para quem quer acelerar, marca até exagerados 260 km/h ! (lembrando que o modelo não vai além dos 210 km/h).
Lista de equipamentos do Virtus GTS é recheada…
Como dissemos um dos pontos que de certa forma justificam os R$ 104.940 investidos no Virtus GTS é sua lista de equipamentos, o modelo virá praticamente completo de fábrica, trazendo diversos itens que são opcionais mesmo na versão Highline.
Ele virá com painel digital de 12,3 polegadas configurável, sistema multi-mídia com tela de 8 polegadas, GPS integrado e comandos por voz, sistema Keyless com abertura e travamento das portas por aproximação e partida do motor por botão no console central, ar-condicionado digital Climatronic (ainda não é dual zone), sistema de som com 4 alto falantes e 2 tweeters, bancos esportivos dianteiros, banco traseiro bi-partido, volante com ajuste de altura e profundidade, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, 4 airbags, sendo dois dianteiros e dois laterais (não há airbags do tipo cortina), piloto automático, assistente eletrônico para partidas em ladeiras e em descidas, indicador de pressão dos pneus, freios com Post Collision Brake que aplicam os freios de forma automática após uma colisão, faróis Full LED com regulagem automática e dinâmica de altura, faróis de neblina com luz de conversão estática, luz de condução diurna em LED posicionada ao lado dos faróis de neblina, detector de fadiga do motorista.
A lista de itens do Virtus GTS ainda conta com saída de ar condicionado traseira e porta USB para carregamento de celulares no banco traseiro, descansa braço dianteiro com porta-objetos e revestimento em couro, retrovisores elétricos com função tilt down do lado direito, espelho interno eletrocrômico (anti-ofuscante), porta luvas com compartimento refrigerado, sistema Start/Stop, sensor de chuva e de acendimento automático dos faróis, tapetes em carpetes, rodas de liga leve aro 17 com pneus 205/50 R17, vidros elétricos nas quatro portas com função “one touch” para os vidros dianteiros, borboletas atrás do volante, volante multi-funcional com acabamento em Black Piano e revestimento em couro, controles de estabilidade e de tração.
O único opcional será o sistema de som premium da marca Beats, que custa salgados R$ 2.160, que também agrega um sistema de uso ajustável do porta-malas com uma rede que permite separar os espaços.
Cores do Virtus GTS…
A paleta de cores para o Virtus GTS também é diferente, o modelo poderá vir com duas opções de cores exclusivas para a linha GTS, o cinza Platinum e o interessante Azul Biscay, porém ambas estas pinturas são opcionais, e acrescentam mais R$ 1.570 ao preço do carro. Por este valor há ainda o prata Sirius, todas estas são pinturas metálicas.
Para quem quer opções mais tradicionais de cores, o modelo virá de graça com o tradicional preto Ninja, ou por R$ 490 levar o Virtus GTS na pintura branca Cristal. Ambas são cores sólidas.
E ai o Virtus GTS vai vender bem ?
Como dissemos mais acima, ver um Virtus GTS nas ruas deve ser um fato raro, a proposta diferenciada e principalmente o preço salgado cobrado pelo modelo, não devem permitir que se torne uma das versões mais vendidas do sedan, já que é um carro feito para um tipo de público diferenciado e pequeno, ou seja, pessoas dispostas a investir R$ 105 mil em um sedan compacto esportivo.
O preço proibitivo é realmente uma pena, já que o VW Virtus GTS sem dúvidas tem boas qualidades, que vão desde o motor esperto de 150 cv, o ajuste mecânico esportivo muito bem feito, além de uma lista de equipamentos recheada, sem falar no visual que combinou muito bem com o Virtus, além disso, temos de parabenizar a Volkswagen brasileira por criar praticamente um segmento inexistente no mercado nacional, o Virtus GTS não terá concorrentes direto.
Uma pena que a racionalidade aqui, deva falar mais que a emoção.