Um dos modelos mais ousados, futuristas e caros que a Volkswagen já construiu em sua história, teve seu preço para o público anunciado essa semana, o híbrido XL1 começará a ser vendido no Reino Unido por salgados £98,515 libras, algo em torno dos R$ 375.000, o XL1 começou a ser desenvolvido em 2002, em 2009 virou o L1, já em 2011 foi decido por ser produzido em série com a proposta de ser um carro ultra-econômico e acessível ao público comum, porém o preço divulgado hoje mostra que não será bem assim.
Comparado com os modelos híbridos comuns já conhecidos como Toyota Prius £21,995 libras, ou o totalmente elétrico Nissan Leaf (£16.490) as £98.515 libras pedidas pelo Volkswagen XL1 são quase que irreal no mercado este valor daria para comprar um VW Touareg V8, ou um Porsche Cayenne, porém claro, o Volkswagen XL1 não é um híbrido comum.
A Volkswagen já anunciou que produzirá apenas 200 unidades e o alto preço é justificado pelos materiais e tecnologias empregadas no XL1, atualmente ainda os componentes usados são raros e muito caros.
O principal atrativo do VW XL1, além do seu visual futurista, que parece ter saído de um filme de ficção cientifica, uns 20 anos no futuro, é seu consumo de combustível, ele é simplesmente um dos veículos de produção mais econômicos já produzidos, prometendo beber apenas 0.9 litros de diesel a cada 100 km rodados, um consumo impressionante de 133.4 km/l, tendo níveis de emissão de apenas 21 g/km.
O XL1 é movido por um motor 0.8 litros, dois cilindros a diesel, este bloco a combustão desenvolve 57 cv, e funciona em conjunto com um pequeno motor elétrico que entrega outros 27 cv, este motor elétrico é alimentado por baterias de ion de litium. A transmissão é automática DSG de dupla embreagem e sete velocidades.
Pode parecer que este conjunto mecânico é relativamente fraco, porém o XL1 é extremamente leve, pesa apenas 795 kg e conta com uma carroceria mais aerodinâmica possível, o seu “CX” (coeficiente aerodinâmico é de apenas 0.189), ou seja a resistência do ar ao carro se mover é miníma, de acordo com a Volkswagen o XL1 pode se manter rodando a 100 km/h em uma estrada plana, usando apenas 8.4 cv de seu motor.
Resta saber como serão as vendas destas 200 unidades do XL1, e quem sabe em um futuro próximo, uma produção em uma escala maior permita que o preço deste inovador modelo se torne mais acessível.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.