A chinesa Xiaomi, em cerca de 10 anos foi de uma fabricante desconhecida para uma das maiores produtoras de aparelhos eletrônicos do mundo, ou seja eles não brincam em serviço, a marca dos smartphones está agora se aventurando na fabricação de carros e seu primeiro modelo, o Xiaomi SU7, já impressiona logo de cara. Tem motor elétrico de até 670 cv, desempenho próximo de um carro de F1 fazendo de 0 a 100 km/h em 2.7 segundos, é recheado de tecnológias como condução 100% automática, além de chamar atenção também pelo preço baixo, na China, o SU7 partirá de US$ 69.000 dólares, algo em torno de R$ 345.000, valor que é menos da metade do que a rival Porsche pede pelo Taycan.
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Motor elétrico de 295 cv ou 673 cv
Praticamente tudo chama atenção no primeiro carro da Xiaomi, assim como um celular terá duas versões distintas: SU7 e SU7 MAX, a versão de entrada terá um motor único, montado no eixo traseiro, assim como a tração, que fornecerá o equivalente a 299 cv de potência e 40 kgfm de torque, com ele o coupé de 4 portas já é bastante rápido, vai de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos e velocidade máxima de 210 km/h.
SU7 Max
A versão mais cara SU7 Max, terá dois motores elétricos, um sobre cada eixo, totalizando 673 cv de potência e 83.8 kgfm de torque, tração 4×4, tendo arquitetura elétrica de incríveis 800 volt e baterias igualmente potentes de 101 kWh, sendo que estes motores elétricos da Xiaomi são capaz de rodar a impressionantes 27.200 rpm e levar o esportivo de 0 a 100 km/h em 2,78 segundos, 0 a 200 km/h em 10,7 segundos, retoma de 80 km/h para 120 km/h em 1.6 segundos, faz de 0 a 400 metros em 11.1 segundos. Desempenho que o coloca entre os carros de produção mais velozes do planeta.
Porém a velocidade máxima não será tão surpreendente assim, ficará em 265 km/h, isso para poupar as baterias.
Baterias com nova tecnológia
Querendo inovar e lançar um produto de qualidade, a Xiaomi usará a nova tecnologia de baterias Cell-to-Body (CTB), a mesma arquitetura adotada pela BYD, elas prometem maior capacidade de armazenamento e maior segurança em casos de acidentes, sendo praticamente ligadas a estrutura do chassi do carro, tendo nada menos do que 14 camadas de proteção, suportando temperaturas de até 1000ºC e contando com um sistema de monitoramento 24 horas.
Autonomia para até 800 km
Os dados com relação a autonomia ainda são um tanto confusos porque seguem o padrão chinês CLTC, que é mais otimista em relação aos padrões europeus WLTP e o brasileiro PBEV. A fabricante fala em 668 km para a versão de entrada, e impressionantes 800 km para a versão SU7 Max, se isso for comprovado no mundo real, será uma das maiores autonomias encontradas hoje nos carros elétricos, superando inclusive os carros a gasolina, teoricamente, seria possível ir de São Paulo até Florianópolis sem precisar recarregar (700 km).
Outro ponto interessante é o baixo tempo para recarregar as baterias, a Xiaomi aceitará cargas “hypercharger”, segundo a marca, com apenas 5 minutos na tomada serão obtidos carga para rodar 220 km, sendo que em 10 minutos plugado o carro já terá capacidade para rodar 390 km, isso claro em estações publicas de alta potência.
Dimensões
O Xiaomi SU7 apesar de ser um coupé esportivo de 4 portas, tem dimensões de sedan de grande porte, mede 4.99 metros de comprimento e tem 3 metros de distância entre-eixos, prometendo um ótimo conforto interno, digno de um sedan executivo.
Interior
Por falar no espaço interno, a cabine do Xiaomi SU7 também impressiona, no centro do painel há uma gigante tela de 16.1 polegadas que exibe imagens em qualidade 3K, há ainda outras duas telas adicionais nos encostos dos bancos dianteiros, voltadas aos passageiros traseiros, elas permitem tanto ter acesso as informações do carro, como também serem usadas como tablets ou espelhar a tela do smartphone.
O painel tem desenho limpo e minimalista, praticamente toda a cabine é forrada em couro. As saídas de ar-condicionado ficam camufladas, assim como o painel de instrumentos que também é bastante compacto mostrando apenas informações essenciais, a Xiaomi acredita que o motorista irá usar mais a tela gigante da multmídia e o head up display que projeta informações no para-brisa.
Além do porta malas normal na traseira o Xiaomi SU7 tem também um porta-malas frontal com 105 litros, maior do que o encontrado nos elétricos rivais como Porsche Taycan (89 litros) e Tesla Model S (84 litros).
Design…
O visual, apesar de não ser tão impactante ou original, é bonito e fluído, a Xiomi fala que um dos pontos iniciais para a criação do visual foi ser o mais aerodinâmico possível, as tomadas de ar são ativas, ou seja, abrem ou fecham de acordo com a necessidade, assim como o aerofólio traseiro que fica escondido e só abre quando for realmente util.
Não se sabe se proposital ou não, as proporções da carroceria lembram bastante as do rival Porsche Taycan.
Condução automática Lidar no Xiaomi SU7
A Xiaomi também está trabalhando em um sistema de condução automática próprio com a tecnologia Lidar, um tipo de rastreio através de sinais de luzes infravermelho, criando uma especie de mapa virtual completo do ambiente independente da iluminação real, sendo noite ou dia, iluminado ou totalmente no escuro, com sol, chuva ou neblina o carro consegue enxergar o que está a frente e ao seu redor.
É uma tecnologia ultra-moderna e que ainda está em desenvolvimento, porém, que promete colocar a autonomia dos carros em um outro patamar, atualmente, além da Xiaomi, o grupo formando por Geely, Volvo e Polestar também estão trabalhando em seu desenvolvimento, que é bastante caro e complexo.
Entre outros avanços da tecnologia de condução autonoma da Xiaomi, além do básico como andar e parar sozinho, se manter na estrada e seguir o veículo à frente o Xiaomi SU7 com a tecnologia Lidar conseguirá fazer coisas impressionantes como: permitir que você pare seu carro na porta do estacionamento, seja do seu prédio ou de um shopping, aperte um botão, saia do carro e siga sua vida sem se preocupar em estacionar, sendo que o veículo é capaz de rastrear todo o ambiente em procura de vagas disponíveis e fazer todo o processo de estacionamento sozinho. Sendo inclusive capaz de sair da vaga a vir ao seu encontro quando você chamá-lo de volta. Assista a demonstração no vídeo acima.
Investimento bilionário e meta ambiciosa
Para seu primeiro carro a Xiaomi está invetindo pesado, foram 1.4 bilhões de dólares (R$ 7 bilhões) e 3400 engenheiros engajados no projeto. Tudo está sendo muito bem pensado para subir o padrão, sendo que eles estão criando várias coisas inéditas no mundo automotivo.
Como o próprio aço que será usado no carro o Xiaomi Titans Metal, com uma técnica de fundição exclusiva hiper-die T9100, mais resistente do que as ligas de aço normais, além de exigir menos pontos de soldas na carroceria, encurtar o tempo de produção em 45%, diminuir o peso do carro em 17%, contribuindo ainda para um melhor isolamento térmico e acústico do veículo.
A Xiaomi também tem parcerias com forneceres de peso e já consagrados, como a Nvidia no sistema de condução do SU7, os sistemas multimídia do carro rodam com processadores Snapdragon, os freios são desenvolvidos pela renomada marca Brembo e os controles eletrônicos como sistemas de distribuição do freio e admistração da tração são da BOSCH.
Xiaomi quer ficar entre as maiores fabricantes de veículos do mundo
A ideia da Xiaomi com carros é ambiciosa, eles esperam investir algo em torno de US$ 30 bilhões no desenvolvimento de novos carros e se colocar, dentro dos próximos 15 ou 20 anos, entre as maiores produtodas de veículos do mundo, trazendo inclusive novas tecnologias para este segmento.
Uma da ideias da fabricante é tornar os carros como se fossem smartphones, totalmente conectados ao dono, através do Xiaomi CarIoT, que possibilitará conectar o veículo a diversos aparelhos eletrônicos de forma integral, armazenando informações e personalizando assim como você faz com seu smartphone.