A Yamaha Fazer FZ15 chega ao Brasil para ser uma opção mais requintada e equipada em relação a Fazer 150, com preço de R$ 16.990, a nova moto da Yamaha traz visual esportivo e mais agressivo, além de uma lista de equipamentos recheada, com direito a freio ABS na roda dianteira, freio a disco nas duas rodas, painel digital, LEDs nos farol e na lanterna, porém infelizmente o motor não muda, é o conhecido 150 cilindradas da Yamaha, já usado pela Fazer mais barata, além da Factor e Crosser.
Índice desta matéria
O visual da Fazer FZ15 agrada pela proposta esportiva, estilo este que faz a FZ15 parecer ser uma moto de maior cilindrada, o design é marcado principalmente pelo desenho do farol dianteiro, dividido em dois segmentos, traz luzes de rodagem diurna em LED, e ao centro, na parte inferior do conjunto frontal da moto, há uma luz única do tipo projetor, um detalhe importante, que só é visto nas motocicletas de maior cilindrada é o farol com lampejador.
Nas laterais as carenagem no tanque são largas, contam com amplas tomadas de ar dotadas de acabamento em preto brilhante, o que deixa a FZ15 com um estilo robusto, há ainda uma carenagem inferior, próxima ao motor, enquanto que logo embaixo do banco há uma carenagem em black piano, são detalhes simples, porém que contribuem para deixar a Yamaha FZ15, com um aspecto de motocicleta mais premium em comparação com a Fazer 150.
A tampa do tanque tem estilo “tipo aviação” com acabamento em preto, o tanque é alto e tem forma inspirada nas Yamaha’s de alta cilindrada, um detalhe curioso é que o miolo onde se coloca a chave, fica em uma posição central no topo do tanque de combustível, acima do bocal de abastecimento (foto acima).
Passando para a traseira, há uma lanterna pequena também com iluminação em LED, as setas tanto na dianteira quanto na traseira também são em LED. E ao contrário da Fazer FZ25 (250) este modelo tem banco mais simples, inteiriço. O escapamento tem ponteira grande e estilosa, combinando muito bem com a proposta esportiva do visual (foto abaixo).
As rodas são em alumínio aro 17, tem 10 raios e estilo esportivo, além de pintura em preto brilhante.
Além do visual esportivo, a Yamaha Fazer FZ15 é bem equipada, virá com painel 100% digital dotado de iluminação em LED, possui velocímetro, conta-giros, indicador de marcha engatada, marcador do nível de combustível, hodômetro total e dois parciais, relógio, além do indicador ECO, que ajuda ao piloto manter uma condução mais econômica.
Outro ponto positivo é com relação a segurança, ou melhor, o sistema de freios da Yamaha Fazer FZ15. Enquanto rivais como a Honda GC160 Titan tem freio a disco apenas na dianteira, o novo modelo da Yamaha traz freio a disco na dianteira e também na traseira, além disso, o freio dianteiro tem disco grande com 282 mm de diâmetro, enquanto o freio a disco da Honda GC tem 240 mm, a Fazer FZ15 tem os maiores freios da categoria, maiores inclusive que os da Honda Twister CB250F.
Porém o principal diferencial, é o fato da Yamaha FZ15 já vir com freio ABS na roda dianteira, sistema que impede que a roda trave durante as frenagens, aumentando a segurança, além de oferecer maior segurança ao piloto durante as frenagens normais, permitindo frear com a mesma intensidade no freio traseiro quanto no dianteiro, a FZ15 é o único modelo da categoria a contar com freio ABS.
A pegada esportiva da Yamaha Fazer FZ15 também se evidencia no sistema de suspensão e nos seus pneus, a suspensão traseira é do tipo monocross (tem uma única mola central posicionada embaixo do banco) com curso longo de 120 mm, enquanto a suspensão dianteira é do tipo garfo telescópico, com turbo de 41 mm de diâmetro e curso de 130 mm.
As rodas são aro 17, e os pneus são largos Pirelli Diablo Rosso II, medidas 100/80 R17 na dianteira e 140/60 na traseira, enquanto a Honda CG160 Titan tem pneus mais estreitos, medidas 80/100 R18 na dianteira e 100/80 R18 na traseira, lembrando que, pneus mais largos melhoram a estabilidade e segurança ao fazer curvas e andar sobre piso molhado.
O único ponto negativo é o motor, apesar do visual esportivo, a Fazer FZ150 traz o velho 150 cc Flex, monocilíndrico, com refrigeração a ar, e injeção eletrônica, este bloco desenvolve 12,2 cv com gasolina ou 12,4 cv com etanol, o torque é de 1,3 kgfm a 6000 rpm, comparado com a Honda CG160 Titan, a Yamaha perde feio em potência, a rival usa motor maior com 162 cilindradas, capaz de desenvolve quase 3 cv a mais de potência, são 14,9 cv com gasolina e 15,1 cv com etanol.
O câmbio da Yamaha é manual de cinco marchas.
A Fazer FZ15 mede 2.00 m de comprimento, 78 cm de largura, 1,08 m de altura e tem distância entre eixos de 1,33 metros. O banco fica a uma altura de 79 cm do piso, apesar de parecer ser maior, suas dimensões se assemelham a Honda CG 160 Titan.
O peso da Yamaha Fazer FZ 15 é de 135 kg, o tanque de combustível acomoda 11,9 litros.
A Yamaha Fazer FZ 15 terá três opções de cores: Azul, Vermelho e Preto.
Importante falarmos que a Nova Fazer FZ15 não matará a Fazer 150, que seguirá normalmente no mercado, atualmente ela tem preço de R$ 15.190, enquanto a FZ15 custará R$ 16.990. Lembrando que o modelo maior com motor de 250 cc, a Fazer FZ25, hoje tem preço de R$ 21.490, ou seja, é uma baita diferença para os modelo Fazer com motor de 150 cilindradas.
Claro que nem tudo são flores, os R$ 16.990 (R$ 17.550 no estado de SP) cobrados pela Yamaha Fazer FZ15 não é nada barato, isso pode vir a ser um problema para as vendas da nova Yamaha, principalmente pelo fato dela ter motor de apenas 150 cilindradas, a Honda CG 160 Titan hoje sai por R$ 15.060, quase R$ 2.000 a menos, sendo que por apenas R$ 1.430 a mais em relação ao pedido pela Yamaha FZ15, o consumidor já poderá levar para casa a Honda CB 250 Twister CBS (R$ 18.420), com motor de 250 cilindradas. Ou seja, será que o visual esportivo e a boa lista de equipamentos da nova Yamaha valem esse preço ? Deixe ai sua opinião nos comentários.
As vendas da Yamaha Fazer FZ15 em todo o Brasil começam agora no início de setembro, os preços começam em R$ 16.990 + frete (o frete varia de acordo com a região, fica em torno de R$ 500 a R$ 800), porém caso você more no estado de São Paulo, o preço inicial é mais caro, são: R$ 17.555 + frete, isso devido ao ICMS maior cobrado pelo estado.
Maiores informações acesse: Yamaha.com.br
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.