Agora no mês de abril, chega as lojas do Brasil a scooter Yamaha Fluo, trata-se de um modelo totalmente novo, que chega com preço de R$ 13.390, e aposta em um pacote muito interessante para tentar fisgar quem busca comprar sua primeira scooter. A Yamaha Fluo combina o econômico motor de 125 cilindradas, com um visual moderno e uma ótima lista de equipamentos, vindo equipada com faróis em LED, chave presencial, freios com ABS, sistema Start/Stop que desliga o motor para economizar combustível, entre outros itens até então raros para uma scooter com motor de apenas 125 cc.
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A Yamaha Fluo 2023 chega ao mercado brasileiro com um design muito interessante, na dianteira destaque para o grande farol com desenho em “V”, que conta com luzes totalmente em LED, o desenho avançado e aerodinâmico do escudo frontal também agrada, as setas ficam posicionadas nas carenagens laterais, em uma parte mais inferior.
É um estilo moderno, menos polêmico e mais fácil de agradar em relação a Yamaha Neo 125 (que seguirá em linha mesmo com a chegada da Fluo) e a Honda Elite que está no mercado brasileiro desde o final de 2018 sem mudanças.
Nas laterais, as carenagens largas garante um porte mais volumoso e robusto a Yamaha Fluo, tanto é que ela parecer ser uma scooter de categoria superior, os grafismos também agradam, são simples e trazem opções variando conforme a cor escolhida.
Na traseira, a lanterna tem iluminação por LED, destaque ainda para o banco que é grande (tem 845 mm de comprimento) e é dividido em dois andares, há ajuste de altura para o pedal de apoio dos pés do garupa, o que proporciona mais conforto, enquanto o piloto dispõe de um amplo piso plano para apoio dos pés, o que além de maior conforto, também proporciona maior segurança, já que os pés ficam protegidos. A altura do banco em relação ao piso é de 78 cm.
Embaixo do banco, há um bom espaço porta-objetos com 25 litros de capacidade (foto abaixo), é possível guardar nele um capacete grande do tipo fechado, ou uma mochila pequena que ainda sobre espaço.
Como dissemos no inicio, um dos principais atrativos da nova Yamaha Fluo é sua oferta de equipamentos, apesar de não custa barato – os R$ 13.390 é bem mais salgado em relação aos R$ 10.850 pedidos pela Honda Elite 125, em contrapartida a nova scooter de 125 cilindradas da Yamaha entrega itens inéditos na categoria, como freios com ABS (enquanto a Honda é apenas CBS – acionamento combinado), sistema Start/Stop que desliga o motor de forma automática assim que a scooter para em um semáforo, visando economizar combustível (o sistema pode ser ligado ou desligado com um botão no lado direito do guidão), há ainda tomada de 12v que pode ser usada para recarregar um celular, e a chave presencial Smart Key – que destrava a moto, o tanque de combustível, o compartimento sob o banco e também já libera o botão da partida do motor, tudo isso sem precisar tirar a chave do bolso.
Após aproximar se com a chave presencial no bolso, basta apertar um botão no escudo frontal abaixo do guidão, que é liberado o compartimento embaixo do banco, há um segundo botão que libera o bocal de reabastecimento, um detalhe legal é que o bocal de abastecimento fica em frente ao banco, ou seja não é necessário levantar o banco para abastecer.
Ainda falando em equipamentos, a Yamaha Fluo vem com painel 100% digital, porém o painel é bastante simples só traz o básico como marcador do nível de combustível e velocímetro, além do hodômetro de quilometragem, não há conta-giros, no lugar teoricamente há o indicador “ECO” que tenta ajudar ao piloto a manter uma condução mais econômica, indicando a faixa de trabalho ideal a ser mantida pelo motor, faltou também um relógio né? Algo básico porém que faz falta no dia a dia.
Há ainda farol em LED e um sistema de pisca alerta, ainda pouco comum em motocicletas porém que é extremamente útil, ele é acionado por um botão próprio à direita do guidão. Vale lembrar que a Yamaha Fluo possui câmbio totalmente automático, ou seja, é ligar o motor através de um botão e acelerar, enquanto por exemplo a Honda Biz 125 tem câmbio do tipo semiautomático, na qual não há embreagem, porém as marchas são engatadas manualmente.
A Yamaha Fluo será empurrada por um motor de 125 cilindradas, monocilíndrico, refrigerado a ar, dotado de 2 válvulas, SOCH e que bebe apenas gasolina, este bloco desenvolve 9,5 cv de potência a 8.000 rpm para 1 kgfm de torque a 5.500 rpm, motor um pouco mais potente em relação as rivais Honda (Biz 125 / 9,2 cv e Elite 125 / 9.3 cv).
Além de ser mais potente do que as rivais da Honda, a Yamaha Fluo é mais leve, tendo 98 kg (peso seco) contra 100 kg da Honda Biz 125 e 104 kg da Honda Elite. Só lembrando que a Honda Biz 125 é uma moto de categoria diferente, classificada como “CUB”, enquanto a Yamaha Fluo e a Honda Elite são scooters, porém como a Biz 125 tem preço no mesmo patamar resolvemos cita-la nas comparações nesta matéria.
De acordo com dados divulgados pela fábrica, a Yamaha Fluo faz até 47 km com 1 litro de gasolina, é um consumo que se confirmado na realidade, se mostra muito interessante e econômico, o que também se deve ao sistema Start/Stop.
Este sistema já é bastante comum nos carros mais modernos, desliga o motor quando a motocicleta para, o tempo para que o motor seja desligado varia de acordo com a frequência das paradas, para condições normais é de 1.5 segundos, ideal por exemplo, para paradas em semáforos, enquanto que em condições de transito pesado, com anda e para, o motor só é desligado se a Fluo ficar mais de 5 segundos parada.
As rodas e os pneus da Yamaha Fluo tem boas medidas para uma scooter de 125 cc, as rodas são aro 12 tanto na dianteira quanto na traseira, enquanto a Honda Elite 125 tem rodas aro 12 na dianteira e de 10 polegadas na traseira, além disso, os pneus da Yamaha Fluo são bastante largos, o que oferece mais segurança em curvas, eles são 100/90 – 12 na dianteira e 110/90 – 12 na traseira, mais uma vez comparando com a rival Honda Elite, ela tem pneus mais finos 90/90 – 12 na dianteira e 100/90 – 10 na traseira. A Honda Biz 125 que é de uma categoria de motocicleta diferente, usa pneus mais altos, porém extremamente mais finos: 60/100 aro 17 na dianteira e 80/100 aro 14, na traseira. Lembrando que quanto mais largo é um pneu, maior segurança ele proporciona, já que a área de contato com o piso e tração são maiores.
Os freios da Yamaha Fluo são compostos por um disco de 200 mm de diâmetro na dianteira e freio a tambor com 130 mm na traseira. O disco da Honda Elite é menor tem 190 mm.
Um dos pontos negativos da Yamaha Fluo é seu tanque de combustível pequeno, tendo apenas 4.2 litros é o menor tanque da categoria, a rival Honda Elite 125 tem um tanque muito maior com 6.4 litros, enquanto a Biz 125 tem tanque de 5.1 litros, ou seja, autonomia da Fluo é menor que as rivais.
A Yamaha Fluo apesar de estar chegando ao mercado agora em abril de 2022, oficialmente já é “Yamaha Fluo 2023“, será ofertada com três opções de cores: preto fosco Midnight Black com grafismos cinza, branco metálico Branco Cristal com grafismos cinza e vermelho, e escudo frontal com detalhe em cinza, a terceira opção de pintura é o azul metálico Racing Blue que tem grafismo na cor preta.
A Yamaha oferecerá uma inédita garantia de 4 anos, é a maior garantia do mercado, além disso, a Yamaha oferece revisões com preços fixo e possibilidade de parcelamento em até 6x no cartão de crédito o custo das revisões, sendo que as duas primeiras revisões têm mão de obra gratuita.
A Yamaha Fluo chega as lojas com preço sugerido de R$ 13.390, sem contar o valor do frete (que em média fica entre R$ 650 a R$ 750). Para quem está no estado de SP devido ao ICMS maior, graças ao governador através do decreto nº 65.253, o preço do modelo será ainda um pouco mais caro, superando os R$ 14.000.
Com a proposta de trazer para a categoria itens apenas presentes nos modelos maiores, a faixa de preço da Yamaha Fluo é um tanto quanto diferente e delicada, pelo fato de ser mais equipada que as rivais, infelizmente ela acaba custando mais caro, a rival Honda Elite 125 é bem mais barata sai por R$ 10.850, enquanto a Honda Biz 125 atualmente tem preço de R$ 12.360. A Yamaha Fluo deve enfrentar inclusive uma concorrência interna na marca Yamaha, com a Neo 125 que sai por R$ 11.090, que é menor e não conta com freios ABS.
Porém a maior dificuldade em termos de rivais deve ser mesmo a Honda PCX, que na versão sem freios ABS começa em R$ 14.260, ou seja, apenas 870 reais mais cara em relação a Yamaha Fluo, lembrando que o modelo da Honda é maior, mais confortável e mais potente, tem motor de 160 cc com 13 cv de potência contra 125 cc e apenas 9.5 cv da Yamaha Fluo. A PCX da Honda é atualmente a scooter mais vendida no Brasil.
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