A Yamaha começou a vender no inicio desse ano na Europa a nova geração da MT-09, modelo esse que chegará ao Brasil já como Yamaha MT-09 2022, totalmente reestilizada a moto traz uma série de melhorias em relação ao modelo atual. Ela está mais bonita, moderna e tecnológica.
Design Yamaha MT-09 2022
O visual da moto está mais futurista e atraente a Nova Yamaha MT09 2022 traz estética inspirada na Yamaha YZF-R1 M, sobretudo em sua versão top de linha SP, que conta com garfos pintados na cor dourado e uma pintura metálica preta exclusiva, além de uma banco com acabamento mais refinado com costura dupla.
A dianteira está mais estreita, o conjunto óptico é do tipo Full-LED, além do farol principal há duas faixas de LEDs posicionadas na vertical, que auxiliam na visibilidade noturna.
É verdade que certamente muitas pessoas vão preferir o layout anterior, que lembrava uma espécie de águia e tinha uma aparência mais invocada.
Além do design que está mais bonito a moto traz uma série de outras evoluções, como um controle de cruzeiro mais inteligente e sistema de suspensão aprimorado.
O controle de cruzeiro permite manter a velocidade da moto em 50 km/h na quarta marcha, basta ainda aperta apenas um botão, para que essa velocidade seja aumentada para 52 km/h.
Motor Nova Yamaha MT-09 2022
A Yamaha MT-09 2022 também é mais potente é rápida do que a sua antecessora, ela conta com motor três cilindros de 890 cm³ contra 847 cm³ do modelo anterior, já a potência foi ampliada em cerca de 5 cv passando de 115 CV para 120 CV, o que certamente vai se traduzir em um desempenho ainda mais impressionante.
Além disso a Nova MT-09 2022 também traz nova carenagem e novas tomadas de ar, destaque para o acabamento do banco, que passa uma sensação de qualidade maior na nova geração, na versão SP o banco conta com costura dupla.
O ganho de potência veio acompanhando de uma redução de 4 kg que passou para cerca de 189 kg. Além disso a Yamaha MT-09 2022 conta um torque 7% maior em baixas rotações.
A Yamaha MT-09 2022 traz um quadro inteiramente feito de alumínio fundido, além disso sua distância entre eixos é menor, o que ajuda a ter um comportamento mais esportivo e entrar nas curvas de modo mais pratico.
Outra diferencial é a nova unidade inercial IMU, de 6 eixos, mais leve e compacto. O equipamento é derivado da superesportiva YZF-R1, ao contrário de algumas outras motos que tem um controle eletrônico para o chassi e outro para o motor, em algumas das motos da Yamaha, como a MT-09 eles softwares são unidos em um único software.
O equipamento controla vários sistema de assistência, como o controle de tração de 3 modos (TCS), Sistema de Controle de Deslizamento (SCS), além Sistema de Controle de freio (BC).
A Nova MT-09 2022 traz ainda rodas ultra-leves, Spin Forged de 17 polegadas. Também há um novo quadro de instrumentos de 3.5 polegadas de TFT, que oferece grafismos mais nítidos.
Quando chega
Na Europa as concessionarias começaram a vender a Yamaha MT-09 2022 a partir de março de 2021, os preços começam em 11,199 euros algo próximo a R$ 75,300 para a versão top de linha MT-09 SP, já a versão de entrada custa a partir de 9,500 euros (R$ 63,000).
Infelizmente esse modelo não deve chegar tão cedo ao Brasil, já que a Yamaha trouxe para o país há algum tempo a linha 2021 da MT-09 (que é a linha 2020 da Europa), então a nova geração deve chegar ao Brasil apenas no próximo ano já como Yamaha MT-09 2022.