Demorou, mas finalmente uma das motos mais desejadas do planeta acaba de ganhar uma nova geração, a Yamaha levou para o Salão de Motos de Milão a Nova YZF R1, completamente nova a super moto impressiona pela suas belas linhas arrojadas, que transbordam agressividade e esportividade. O estilo é bem criativo, destaque para os faróis formados por filas de LEDs, bem baixo na carenagem.
Componentes em Magnésio, carbono e titânio, a Nova R1 traz o que há de mais avançado no mercado
Segundo a Yamaha sua nova obra prima traz o que há de mais moderno em matéria de super-bikes, a máquina conta com rodas e sub-chassi traseiro em magnésio, haverá ainda uma versão com peças em fibra de carbono, com componentes semelhantes aos da M1, moto da Yamaha utilizada por Valentino Rossi e Jorge Lorenzo no MotoGP.
O propulsor também é completamente novo, de acordo com a marca, o novo bloco de 998 cc tem quatro cilindros e, é mais leve e estreito do que o seu antecessor, a potência anunciada é de 200 CV a 13,500 rpm, já o torque é de 11.500 rpm. Em comparação com o motor da antiga R1, este novo é 18 cv mais potente.
Essa é a primeira moto do mercado a conta com bielas de titânio, que segundo a Yamaha reduz o peso do motor e garante respostas mais rápida em alta performance. Aliás a nova R1 promete ter uma incrível relação peso/potência de 1 KG por CV.
A eletrônica embarcada também promete impressionar, entre as novidades, há diferentes modos de pilotagem, controle de tração e ajustes eletrônico para a suspensão.
Acima o painel totalmente digital da R1
Destaque ainda para o visor totalmente digital com tela LCD em TFT, repleto de informações, é um dos painéis mais completos já visto em uma motocicleta.
A Nova R1 chega às ruas da Europa no começo do próximo ano, já no Brasil o bólido deve ser lançado até o final de 2015. Vale lembrar que o suprassumo da Yamaha concorre com outras máquinas dos sonhos como a exótica e rápida Ducatti Panigale, a bela Kawasaki ZX10R e a tecnológica BMW S1000RR, todas máquinas capaz de atingir os 100 km/h na casa dos 3 segundos e que superam os 300 quilômetros por hora.