A Yamaha está lançando na Europa a XSR 125 2021, com visual retro, porém que combina ao mesmo tempo elementos futuristas, a nova XSR 125 2021 da Yamaha começou a ser vendida esse mês no Velho Continente, ela chega para ser uma aposta mais descolada e interessante na categoria de baixa cilindrada, com preço na faixa das 4.500 libras, a motocicleta irá rivalizar diretamente com a Honda CBR 125, e tem qualidades para criar uma nova tendência.
Índice desta matéria
Proposta diferenciada no segmento de baixas cilindradas
A Yamaha XSR 125 2021 foi concebida para ser uma moto voltada quase que exclusivamente para uso na cidade, a ideia foi criar uma motocicleta urbana, leve, ágil, fácil de ser pilotada, combinada com um com motor super econômico, porém, isso não quer dizer que seu estilo tem de ser simples ou sem graça, muito pelo contrário, a Yamaha XSR 125 conta com um design atraente e clássico, inspirado em alguns dos modelos lendários da história da marca, assim como as antigas motos de corrida “Café Racer”.
Há vários elementos clássicos no visual da Yamaha XSR 125, note por exemplo o banco que é curto, afinado e reto, traz costuras aparentes e revestimento premium em couro, outro elemento tradicional é o farol redondo, além do tanque de combustível compacto e oval, com faixas clássicas de competição. A falta de carenagem e o motor exposto também chama a atenção na XSR 125, definitivamente esta não parecer ser uma moto de apenas 125 cilindradas. Seu estilo é baseado também em suas irmãs mais potentes da família XSR com 700 e 900 cilindradas.
Retro porém moderno…
Apesar de toda inspiração retro em seu visual, a Yamaha XSR 125 2021 traz várias modernidades, por exemplo, apesar do estilo antigo do farol todas as luzes são em LED, inclusive a lanterna traseira também é de LED e é bastante compacta, além disso, o modelo com um moderno e também compacto painel de instrumentos que mescla displays digitais em LCD com elementos analógicos (foto abaixo), assim como o resto do visual da motocicleta, o painel de instrumentos também é bastante minimalista.
Inicialmente há três opções de cores para a XSR 125 todas com temas retro, inspirado nas antigas motos de competição: vermelho Redline, preto Tech Black e amarelo Impact Yellow.
Motor
A Yamaha XSR 125 2022 vem equipada com motor compacto, com exatas 124 cilindradas, 1 cilindro, SOCH, e com refrigeração a água, capaz de desenvolver 15 CV (11 KW) de potência e 1.2 kgfm de torque. O câmbio é manual com seis marchas.
Construção de alto padrão da XSR 125
A XSR 125 pega muita coisa emprestada da naked MT-125. Ela compartilha chassi e motorização com a naked vendida na Ásia. Alias apesar de ser uma moto com motor pequeno e estar longe de ser uma esportiva, sua concepção estrutural é sofisticada e segue o mesmo padrão das motos mais caras, a XSR 125 conta com chassi do tipo “diamond”, o mesmo tipo de chassi usado em motocicletas de alto desempenho, além de contar com balança em e outros componentes estruturais feitos em alumínio para diminuir o peso, outro destaque do modelo são o sistema de freios que contam com disco na dianteira e na traseira, tamanhos 267 mm e 210 mm respectivamente, ambos dotados de acionamento combinado e ABS.
Além da suspensão esportiva, que traz o mesmo projeto da MT-125 com garfo grosso com 37 mm de diâmetro na dianteira.
Ambas as rodas são feitas em liga leve, tendo 17 polegadas e 10 raios, os pneus têm medidas 110/70 na dianteira e 140/70 na traseira, a distância entre eixos da XSR 125 é de 1.33 metros, enquanto a distância do assento para o solo fica em 81 cm. Chama atenção também o baixo peso de apenas 140 kg.
O tanque de combustível tem capacidade para acomodar até 11 litros, apesar de pequeno garante uma boa autonomia, já que estamos falando de um motocicleta com motor de 125 cilindradas.
O preço da XSR 125 não é barato…
Apesar de ter motor de apenas 125 cilindradas, a Yamaha XSR 125 não será uma motocicleta barata, no Reino Unido, ela chegou as lojas com preço salgado de 4.480 libras, em uma conversão direta, daria cerca de R$ 32.500. Só para compararmos, a Yamaha YS 125, que é correspondente lá na Europa a nossa Yamaha Fazer 150 vendida aqui no Brasil, lá no Reino Unido ela custa 3.080 libras, algo em torno dos R$ 21 mil, ou seja, a nova XSR 125 cobrará caro pelo seu estilo retro.
Ela não deve ser vendida no Brasil…
A entrega das primeiras unidades começam em junho desse ano, infelizmente não há previsão de lançamento no Brasil, uma pena já que a Yamaha XSR 125 seria um lançamento bem interessante, rivalizando com a motos da Royal Enfield, que tem modelos assim de visual mais clássico. Talvez o maior problema por aqui da XSR 125 seria mesmo o seu preço, apesar de todo o seu apelo visual e qualidades, seria difícil fazer o povo pagar quase R$ 33 mil em uma moto com apenas 125 cilindradas.
Versão mais potente da XSR com 155 cilindradas
Vale lembrar que na Ásia a XSR conta com uma versão de 155, porém na Europa a Yamaha preferiu a lançar ela com apenas 125 cc, já que há uma preferência por motor de menor cilindrada na Europa, por lá quem busca esse tipo de modelo é um publico que quer uma moto urbana e deseja trocar o automóvel para ir trabalhar por exemplo. Com o litro da gasolina em alguns países passando dos 4 euros, quanto mais econômica um veículo for melhor, também pesam o fato que na Europa há os rígidos padrões de emissão de poluentes.