Mais uma marca chinesa está chegando para tentar a sorte no Brasil, a Zeekr, a empresa que faz parte do grupo Geely (a mesma da Volvo) e que possui ações na bolsa de Nova York, está desembarcando essa semana de forma oficial no Brasil, seu primeiro modelo é o exótico Zeeker 001, custando a partir de R$ 428.000 este modelo vem para disputar em um segmento de nicho, apostando no mercado de carros de luxo de alto desempenho. Apesar do preço pouco convidativo, o Zeeker 001 chama atenção pelo que entrega, ele é um carro elétrico de quase 550 cv, recheado de tecnologias e com uma proposta de carroceria bastante diferente, sendo até um pouco difícil de classifica-lo em uma categoria, a fabricante diz que ele é um crossover esportivo. Destaque ainda para o seu interior espaçoso e muito bem construído.
Índice desta matéria
O Zeekr 001 vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos, praticamente o mesmo tempo do famoso BMW M3, esse excelente desempenho é fruto de dois motores elétricos, um sobre cada eixo, que juntos rendem 544 CV de potência e 71.4 kgfm de torque. Porém como na maioria dos carros elétricos, a velocidade máxima é limitada para poupar as baterias, neste caso ele limita aos 200 km/h.
A tração do Zeeker 001 é bem curiosa, ela é 4×4 inteligente, dotada de um sofisticado sistema de distribuição de torque entre as rodas com seis ECUs (computadores para fazer cálculos) com informações obtidas por nada menos do que 18 sensores colocados em pontos estratégicos do carro, este sistema processa os dados e faz os ajustes necessários para distribuição da tração em tempo real entre as rodas, podendo mudar a tração entre 4×2 ou 4×4 em apenas 0,4 segundos.
Vale lembrar que lá na China o Zeeker 001 conta com uma versão ainda mais extrema a 001 FR, equipado ao invés de dois com quatro motores elétricos que juntos desenvolvem 1.265 CV e 130.5 kgfm de torque, ela pode atingir os 100 km/h em apenas 2.3 segundos e tem 280 km/h de velocidade final, marca que faz desses um dos carros mais rápidos do mundo, com aceleração semelhante ao de um carro de F1, ou esportivos como o Bugatti Chiron. Porém ainda não tem data para vir ao Brasil.
Voltado para o Zeekr 001 de uso civil, o carro está chegando no Brasil com duas configurações de acabamento, a Premium que sai por R$ 428.000 e a Flagship que custa R$ 475.000, a diferença entre elas é o acabamento, a lista de equipamentos e a suspensão que na versão mais cara é a ar, ajustável de forma inteligente automática e em tempo real, ou ainda podendo ser escolhido entre 5 níveis de altura, enquanto a versão mais barata tem suspensão tradicional com molas e não é ajustável.
De acordo com o padrão PBEV do Inmetro a autonomia do Zeekr 001 com uma carga completa é de 426 km, uma boa marca para rodar no dia a dia e, até mesmo suficiente para encarar, teoricamente, viagens de médias distancias como de São Paulo ao Rio de Janeiro, ou São Paulo a Curitiba. Suas baterias são da renomada marca CATL, com 100 KWH de armazenamento.
Antes de falamos do conjunto de equipamentos que é de tirar o folego, vamos dá uma olhada no design do Zeekr 001, com um carroceria com estilo shooting brake, que está cada vez mais em desuso no mercado, ele é uma mistura de coupé de 4 portas, com perua e SUV, seja como for, este modelo chinês promete chamar atenção nas ruas. Ao começar pelas rodas que são gigantes, aro 22, calçadas por pneus medidas 265/40R22 na dianteira e na traseira.
A dianteira ostenta um padrão reto e alto com desenho que lembra os carros da Lotus, outra montadora que faz parte do grupo Geely, chama atenção ainda o estilo dos faróis na vertical, este faróis já conta com a famosa tecnologia Matrix LED, a mesma que a Porsche e Audi usam em seus carros, o sistema é composto por 64 pontos de LED controlados de forma eletrônica e independente, com isso os faróis podem adaptar sua luminosidade de acordo com o ambiente sem ofuscar os demais motoristas, acompanhando, por exemplo, a direção das curvas.
As laterais possuem um aspecto musculoso e limpo com pouco detalhes, o teto é baixo e tem caimento suavizado até a traseira, nas laterais o Zeekr usa o mesmo conceito de maçanetas elétricas embutidas que a Land Rover emprega em seus modelos mais caros, esta solução além de deixar a carroceria mais bonita, também contribui para melhorar a aerodinâmica, alias, a carroceria do Zeekr 001 foi toda esculpida em túnel de vento e tem CX baixo de apenas 0,23, lembrando que quanto menor este número é menos resistência do ar o carro encontra para se mover. Outro ponto interessante do desenho deste carro chinês são as portas, elas não tem a moldura do vidro em suas partes superiores, assim como acontece em um carro conversível (foto abaixo).
Por fim na traseira destaque para o belo conjunto de lanternas em LED com efeito 3D de profundidade e acionamento dinâmico com movimento nas luzes.
Tem muita gente que certamente vai achar o visual do 001 um tanto exagerado, porém uma coisa é certa é um visual arrojado, chamativo e com muita personalidade própria.
A cabine do Zeekr 001 2025 é toda acolchoada e passa uma imagem de carro de luxo com matérias de ótima qualidade nos revestimentos, praticamente tudo é revestido em material softouch, há inclusive partes forradas em Alcantara, além de detalhes em plástico acetinado e alumínio. O desenho do interior é minimalista assim como a maior parte dos carros chineses, ao centro há uma generosa central multimídia e há poucos botões físicos.
Alias essa multimídia é apontada com um dos diferenciais do Zeekr 001, ela conta com tela gigante de 15,4 polegadas, equipada com um moderno processador Snapdragon 8155 e 128 gb de armazenamento, este processador já é o de oitava geração da fabricante americana Qualcomm, ele permite respostas da multimídia sem delay, além de permitir a exibição de mapas em 3D, comandos por voz, comandar funções do carro, tem assistente de voz, além de ficar conectada 24 horas na internet via conexão 5G e Wi-Fi a bordo, para compensar o exagero da tela da multimídia o painel tem tela muito menor, com 8,8 polegadas e traz informações mais resumidas, há ainda um head up display de 14 polegada que projeta informações no para-brisa acima do volante.
Outro diferencial é um sistema de reconhecimento da face do motorista ao entrar no carro, o equipamento reconhece a face do usuário e adapta uma série de configurações de acordo com a preferencia de cada motorista, como a posição do banco, retrovisores, posição do volante, temperatura do ar-condicionado, altura do rádio e etc.
A lista de equipamentos do Zeekr também chama muita atenção, há na versão mais cara Flagship recursos como um poderoso sistema de ar condicionado com três zonas independentes de temperatura, é possível ajustar uma temperatura para o motorista, outra para o passageiro e outra para o banco traseiro, enquanto a versão mais “barata” Premium tem ar-condicionado com duas zonas, ambos contam com filtro HVAC N95 e um sistema de detecção de qualidade do ar externo, por exemplo, caso o carro detecte a presença de fumaça ou algum poluente externo ele fecha a entrada de ar e faz o ar da cabine circular até que o ar externo esteja limpo novamente.
Há pontos de LED ajustáveis no painel e nas portas, teto panorâmico em vidro que cobre até o banco traseiro, bancos do motorista elétrico com nada menos do que 12 posições de ajustes e memória, banco do passageiro com ajustes elétrico em 8 posições, banco traseiro com sistema elétrico para reclinar. Sendo que na versão mais cara a Flagship, os bancos dianteiros têm ainda sistema de ventilação e massagem e há uma tela de 5,7 polegadas na traseira, como se fosse um tablet, para permitir aos passageiros do banco traseiro realizarem ajustes na inclinação do banco, multimídia e do ar-condicionado.
Calma que ainda não acabou, temos de falar do sofisticado e caro sistema de som do Zeekr 001, assinado pela Yamaha, conta com nada menos do que 11 alto falantes mais um subwoofer no porta malas, o volante tem ajuste elétrico e memoria para os ajustes. Por fim, há um pacote ADAS completo LEVEL2, com piloto automático adaptativo ACC, frenagem inteligente para curvas, alerta de trafego cruzado dianteiro e traseiro, frenagem automática dianteira e também traseira, monitoramento de pontos cegos, assistência de permanência e mudança de faixa, controle de subidas e descidas, monitoramento de desempenho do motorista, câmeras 360 graus com visão panorâmica superior do carro. O sistema ADAS do Zeekr conta com conjunto de 12 câmeras de alta resolução, incluindo 7 câmeras de 8 megapix, além de um radar frontal de ondas milimétricas com alcance de até 250 metros.
O Zeeker 001 conta com nada menos do que 6 modos diferentes de condução: inclusive um curioso modo Off-road, há além desse os modos Sport, Neve, ECO, Areia e o modo Personalizável.
O carro tem excelente espaço interno, com 4.95 m de comprimento, por 1.99 m de largura e 1.56 m de altura, enquanto a distância entre eixos fica em generosos 2,99 metros, são cinco lugares com muito conforto. O espaço é amplo também no porta malas, que tem capacidade para 539 litros, podendo ser ampliado com o banco traseiro rebatido para impressionantes 2144 litros.
As duas versões se distingue pelo conjunto de equipamentos de série, a mais cara conta com itens exclusivos como teto bi-tom, portas com fechamento automático e bancos com massageador, suspensão a ar e tela lcd para os passageiros dos bancos de trás, além da suspensão a ar ajustável na versão mais cara.
Apesar de ser desconhecida e recém criada a marca Zeekr tem um certo respaldo com relação a qualidade, eles pertence ao gigante Grupo Geely, que além de dona da Volvo também é dona de outra marcas famosas do mundo automotivo, como Lotus, Polestar, Smart e a Lynk & Co, todas com focos no mercado de carros elétricos, e operações a nível mundial, lembrando que estas marcas compartilham componentes entre si.
Certamente muita gente vai ficar com uma pulga atrás da orelha antes de desembolsar quase meio milhão de reais por um carro elétrico chinês de uma marca desconhecida não só no Brasil mas a nível mundial, porém a Zeekr tem planos ambiciosos para o Brasil, outros modelos estão nos planos da montadora que foi criada em 2021 com uma divisão premium da Geely, a intenção da fabricante é investir em conquistar o consumidor local, de início eles terão uma rede de 10 concessionárias no país, porém a meta é ampliar esse numero muito em breve.
Mais informações em: Zeekr.com.br
Esta é a Kia Tasman, a primeira picape na história da montadora coreana. Como você…
Esta é a nova Honda CG 2025, a moto que é disparada a mais vendida…
O Jeep Avenger já está rodando em testes aqui no Brasil, o modelo lançado na…
BYD Shark, a primeira picape plugin híbrida da marca chinesa acaba de ser lançada oficialmente…
A marca Bajaj chegou ao Brasil em dezembro de 2022, porém somente agora em 2024…
*Atualizado em outubro de 2024 O Novo Honda WR-V 2025 já está no Brasil, recentemente…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.